Madeira

"No Governo Regional existem muitas decisões baseadas na cor política dos intervenientes"

None

No inquérito realizado pelo MPT, 83% dos inquiridos pensa que "no Governo Regional (GR) existem muitas decisões baseadas na cor política dos intervenientes", destes, 63% concordam plenamente com a afirmação.

O comunicado enviado pelo partido refere que "conhecem-se casos de perda de cargos de direcção após manifestação de apoio a outra cor política que não a que gere atualmente o Governo Regional".

Não se conhecem casos de detenção de cargos de direcção por notórios cidadãos participativos no bem comum que, por acaso ou não, sejam de outra cor política que não a da coligação que gere o GR." MPT

O partido considera "altamente anómalo" que, mesmo existindo "cidadãos com qualidade em todos os quadrantes políticos", sejam "os laranjas e centristas" a conseguir "cargos de direcção" no GR.

"Urge despartidarizar o Governo Regional para que a Sociedade regional deixe de estar tão viciada", refere o partido.

Senhor Presidente do Governo Regional, está nas suas mãos alterar esta situação: nomeie também indivíduos de notória qualidade e participativos na política que não sejam da coligação para cargos de direcção". MPT

Assim, o MPT propõe que os concursos públicos sejam mais divulgados e que "todas as actas dos júris dos concursos sejam publicadas, e as entrevistas públicas sejam gravadas e publicadas", acrescentando que o currículo e a foto de "todos os detentores de cargos e direcção também deveriam estar publicados na página oficial da entidade orgânica".

A concluir, o partido refere ainda que deva deixar de existir "perfis exigidos em concurso para cargos de direcção que não estão consubstanciados na lei orgânica da entidade contratante, i.e., o fim de perfis exigidos que parecem ser feitos à medida de um candidato".