5 Sentidos

Concerto para assinalar primeiro aniversário da sede da Casa dos Açores na Madeira

Espectáculo, que se realiza amanhã, será protagonizado pelo Grupo de Violas da Casa do Povo de Santa Bárbara da ilha Terceira

None

A Casa dos Açores na Madeira celebra o primeiro aniversário da sua sede, amanhã, pelas 21 horas, com um concerto no Auditório do Jardim Municipal do Funchal. 

A actuação estará a cargo do Grupo de Violas da Casa do Povo de Santa Bárbara da ilha Terceira que também celebra o seu 30.° aniversário. 

Este é um grupo de modas tradicionais da ilha Terceira que utiliza a viola da terra- um instrumento de cordas tradicional dos Açores único no mundo.

O grupo é actualmente composto por 25 elementos, entre os quais 6 vocalistas, 10 tocadores de violão (Guitarra Clássica) e 9 tocadores de viola da terra (viola de 15 cordas acoriana).

Neste concerto pretende divulgar a cultura açoriana, contribuindo para a salvaguarda deste património, procurando preservar a actividade e divulgação das modas terceirenses, sempre tocando, cantando e homenageando os seus antepassados. O concerto é assim uma excelente oportunidade para divulgar o instrumento de cordas tradicional dos Açores junto da população madeirense". Grupo de Violas da Casa do Povo de Santa Bárbara da ilha Terceira