5 Sentidos

Grupo de Teatro de Machico promove VI edição do CineMachico

O ciclo inicia-se com duas sessões ao ar livre (junto à igreja matriz) e posteriormente decorrerá nas salas de cinema do Fórum Machico

None

O Grupo de Teatro de Machico apresenta, a partir do dia 13 de Agosto, aos sábados e domingos, a VI edição do CineMachico, este ano, dedicada à cultura italiana.

As duas primeiras sessões serão ao ar livre (junto à igreja matriz). As restantes seis sessões serão apresentadas no Fórum Machico.

O ciclo inicia-se com a exibição do clássico 'Cinema Paraíso', filme do realizador Giuseppe Tornatore e com música de Ennio Morricone.

Já a 14 de Agosto, será exibido 'A Estrada', filme icónico do grande mestre do cinema italiano Federico Fellini, com música de Nino Rota e interpretação de Giulietta Masina, Anthony Quinn e Richard Basehart.

Nos dias 20 e 21 de Agosto, já nas salas de cinema do Fórum Machico, há para ver os filmes 'O Traidor' (2019) e 'O Carteiro de Pablo Neruda' (1994). 

'A Voz da Lua' ('La Voce della Luna', 1990), de Federico Fellini, será exibido a 27 Agosto.

Já a 28 de Agosto, o CineMachico passará na tela 'Passarinhos e Passarões' (1966), do realizador Pier Paolo. 

Do realizador Nanni Moretti, 'Querido Diário' (1994) poderá ser visto a 3 de Setembro um misto de comédia e documentário autobiográfico dirigido e interpretado pelo próprio Moretti. 

No último dia da VI edição do CineMachico - 4 de Setembro - há para ver um filme de Pier Paolo Pasolini, 'Accattone' (1961). Um drama sobre o olhar dolorosamente humano que se alonga pela tragédia, pela indigência, pela escassez.

O evento, numa parceria com o INATEL, conta também com o apoio da Secretaria Regional de Turismo e Cultura e da Câmara Municipal de Machico.

Os oito filmes foram seleccionados por Décio Góis, no seu 3.º ano como coordenador do evento.