Madeira

CMF e Governo Regional enaltecem trabalho social da Casa do Povo de São Gonçalo

Cerimónia de tomada de posse dos novos órgãos sociais da Casa do Povo de São Gonçalo
Cerimónia de tomada de posse dos novos órgãos sociais da Casa do Povo de São Gonçalo, Foto André Ferreira

Na cerimónia da tomada de posse dos novos órgãos sociais da Casa do Povo de São Gonçalo, que decorreu, esta terça-feira, 2 de Agosto, o Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, e a vice-presidente da Câmara Municipal do Funchal (CMF), Cristina Pedra, destacaram o trabalho social desenvolvido pela instituição. 

O chefe do executivo madeirense frisou "o trabalho extraordinário" da Casa do Povo de São Gonçalo, "ao serviço da população, sobretudo daqueles que mais precisam". 

Miguel Albuquerque analisou a importância da descentralização dos serviços, considerando "viável" criar uma delegação da Loja do Cidadão na Casa do Povo de São Gonçalo, que presta serviços a 10 mil cidadãos. Tema que será tratado, em breve, entre a direcção da instituição, a Secretaria Regional de Inclusão Social e Cidadania e a Loja do Cidadão. 

O Governante destacou ainda o trabalho conjunto da Câmara Municipal do Funchal e da Junta de Freguesia de São Gonçalo, garantindo o apoio do Governo Regional. 

Por sua vez, Cristina Pedra frisou o papel fundamental de proximidade da entidade no apoio às populações: “A Casa do Povo é o primeiro sinal junto da população que identifica diversos problemas, diversas carências a todos os níveis, ao nível social, ao nível humano, ao nível da literacia financeira e ao nível económico”.

Cristina Pedra sublinhou que “a CMF, em parceria com o Governo Regional, tem colocado à disposição das pessoas singulares, mas também das empresas de um conjunto de mecanismos que são fundamentais para que tenham uma estabilidade e uma valência económica, social e sustentável”. 

Neste âmbito, Cristina Pedra anunciou que, a autarquia deu indicações aos serviços da Loja do Munícipe para qualquer solicitação que seja feita por exemplo ao nível de carências sociais, pagamento da água, pagamento da electricidade e outras valências, que haja uma articulação directa permanente com as Casas do Povo do concelho, no sentido de levar este importante instrumento de apoio social. “A CMF é apenas um interlocutor que em conjunto com o Governo Regional devem-se complementar”, sustentou.

A Casa do Povo do São Gonçalo constituída em 2018 e presidida por Marco Sousa, tem como finalidade principal promover iniciativas de cooperação solidária, incentivando a participação da população local, no campo da cultura, do desporto e do recreio, bem como da solidariedade social, nomeadamente o apoio à infância e à juventude, à família e a pessoas idosas, pessoas com deficiência e incapacidade, e à integração social e comunitária. Em 2019, reabriu o balcão dos CTT movimentando 10 mil pessoas na prestação de diversos serviços.