Madeira

10 mil portugueses vão levar a ciência na mala de férias

A Madeira tem várias actividades realizadas e previstas para este mês de Agosto até à segunda semana de Setembro

Na noite de sábado foi realizada uma actividade pela Associação de Astronomia da Madeira.   Foto DR/AAM
Na noite de sábado foi realizada uma actividade pela Associação de Astronomia da Madeira.   Foto DR/AAM

Os números falam por si: no primeiro segundo do primeiro dia de inscrições, 356 pessoas registaram-se na Ciência Viva no Verão. Ao minuto 2 já eram 500, ao minuto 10 ultrapassavam as 1500 e ao atingir a primeira meia-hora já eram 3 120 os portugueses que escolheram levar a ciência na sua mala de férias.

Criada em 1997 com o intuito de aproximar o público da ciência, a Ciência Viva no Verão é sem dúvida o programa de divulgação científica mais aguardado da época estival. Observar o sol ou o céu noturno, descer a uma mina, compreender os ecossistemas dos sapais, florestas e estuários, conhecer a geologia que deu origem à paisagem ou visitar grandes instalações de engenharia são exemplos de algumas das iniciativas, todas elas guiadas por investigadores e especialistas.

A edição de 2022 conta com 312 ações distintas, das quais resultam 542 datas em todo o território nacional, incluindo as Regiões Autónomas. O programa decorre até 15 de setembro e ainda há muitas ações com vagas disponíveis em www.cienciaviva.pt.

A Associação de Astronomia da Madeira tem vindo a realizar várias iniciativas, sendo parceira da Ciência Viva. A última ocorreu no sábado à noite. A próxima sessão será no sábado, 6 de Agosto, entre as 21h30 e as 00h30, e terá como tema principal a 'Lua: um astro de fogo e gelo?'.

  Veja neste link as actividades propostas para a Madeira.