Madeira

Sea Solar Race chega ao fim com muito sucesso

Fotos DR
Fotos DR

Chegou esta terça-feira ao fim, no Porto Santo, mais uma edição do evento Madeira Sea Solar Race.

Durante os últimos dois dias os dois barcos, movidos a energia solar e totalmente desenhados e construídos por jovens da universidade de Amesterdão e pela Associação Juvenil Técnico Solar Boat, foram testados até ao limite, em diferente provas e formatos.

Após uma semana intensiva de ensaios e testes na ilha da Madeira e Porto Santo, das embarcações portuguesas e holandesas, o  director regional da Juventude, marcou presença no encerramento do evento tendo elogiado a iniciativa que acabou por ser um sucesso.  "Foi um balanço positivo. Apesar do evento ter sido alterado há cerca de dois meses, devido à questão da guerra na Ucrânia, foi possível os intervenientes se adaptarem à nova realidade. pelo que os objectivos foram amplamente cumpridos", adiantou João Rodrigues. 

"Conseguimos trazer aqui  o mínimo de embarcações para termos uma competição. Mas mais importante que a própria competição foi o testar o barcos e a suas mais diversas valências em termos de engenharia." 

Em relação ao futuro do evento "o Governo regional vai agora avaliar o impacto que este evento e projecto tem. Temos todo o interesse que o evento volte para o ano, mas tudo irá depender dos parceiros que apoiarem a iniciativa", acrescentou o director regional da Juventude.

O evento contou com o Grupo Sousa como parceiro Logístico bem como o apoio de diversas entidades públicas e privadas, nomeadamente a Empresa de Electricidade da Madeira, a Empresa de Cervejas da Madeira, a Agência Regional de Energia e Ambiente da Madeira, a Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação, a Associação de Portos da Região Autónoma da Madeira, a Associação Regional de Vela da Madeira e o Clube Naval do Porto Santo.