Madeira

Direcção Regional da Saúde alerta para a importância do sono

"Dormir bem é um pilar da Saúde e Bem-estar", relembra a DRS

None

A Direcção Regional da Saúde alertou esta terça-feira, 30 de Agosto, para a importância do sono, caracterizando-o como um pilar da saúde e bem-estar.

Entre alguns dos comportamentos que prejudicam o sono, está o uso de ecrãs, alerta a DRS, que aconselha a evitar os ecrãs em caso de insónia, visto que os mesmo vão "estimular a actividade cerebral e dificultar ainda mais o adormecer".

"O sono contribui para nos sentirmos saudáveis, focados e felizes, pelo que é importante manter uma boa higiene do sono", lembra a DRS, indicando alguns comportamentos que a população deve adoptar com vista a garantir um boa noite de sono:

"- Respeitar a hora de deitar e dormir o tempo recomendado para a idade (dos 18 aos 64 anos entre 7 a 9 horas, mais de 64 anos entre 7 a 8 horas);

- Evitar refeições pesadas, bebidas estimulantes ou álcool a partir do final da tarde, assim como fumar uma a duas horas antes de ir para a cama. O álcool pode transmitir uma falsa sensação de relaxamento, mas na verdade, perturbará qualidade do sono, aumentando a adição e prejudicando a saúde. O jantar deve ocorrer pelo menos 2-3 horas antes (em caso de ter fome à hora de deitar, pode optar por uma ceia leve);

- Praticar exercício físico (i.e. caminhada ou outra actividade física de forma organizada e regular), sobretudo ao ar livre e com exposição solar, pois estes factores contribuem para regular o relógio biológico e os ciclos de sono.

- Adoptar uma rotina de sono com actividades relaxantes (ex. tomar um banho, ler um livro, ouvir música calma, e fazer massagem) que o ajudem a “desligar” do dia de forma tranquila.

- Preparar o espaço de sono, tendo em conta a diminuição da luz e uma temperatura adequada.

- Evitar o uso de telemóvel, tablet ou computador antes de dormir".