5 Sentidos

Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicente's assinala Dia Mundial da Fotografia

None

A Secretaria Regional do Turismo e Cultural, através da Direcção Regional da Cultura, vai assinalar esta sexta-feira, 19 de Agosto o Dia Mundial da Fotografia no Museu de Fotografia da Madeira - Atelier Vicente’s com entradas gratuitas e iniciativas ao longo do dia.

Assim, ao longo desta sexta-feira, o Museu de Fotografia da Madeira oferece aos visitantes entradas gratuitas das 10 às 17 horas, sendo que as visitas ao Museu podem ser feitas livremente ou acompanhadas.

Entre as 10 e as 13 horas decorre a primeira actividade, a Oficina de Cianotipia - um processo fotográfico histórico, destinada a 8 participantes. Esta actividade foi requisitada pela ARDITI - Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação ao abrigo do programa "Ciência Viva no Verão" da responsabilidade dos Centros de Ciência Viva.

À tarde, entre as 14h30 e as 16 horas decorre uma visita guiada para um grupo de 25 elementos do Centro Social e Paroquial da Graça, com o intuito da referida instituição proporcionar novas experiências e também assinalar o Dia Mundial da Fotografia.

Além da exposição permanente, patente ao público até ao próximo dia 30 de Setembro está a mostra temporária 'A Volta das Voltas', que poder ser visitada amanhã das 10 às 17 horas. Nesta destacam-se protagonistas, pessoas e máquinas, e lugares que marcaram uma época da história automobilística regional. Esta exposição é composta por mais de seis dezenas de fotografias dos Perestrellos Photographos e recorda o calor das estradas e dos motores das máquinas, os primórdios da febre automóvel da I Volta à Ilha da Madeira e de outras provas automobilísticas que a antecederam.

Sobre o Dia Mundial da Fotografia

O Dia Mundial da Fotografia comemora-se anualmente a 19 de Agosto. Esta data comemorativa celebra a arte de fotografar. Desde o fotógrafo amador ao profissional, sendo neste dia o objectivo, reviver o amor pela fotografia. Com a proliferação da fotografia digital e dos telemóveis com câmaras, praticamente qualquer pessoa pode aventurar-se na fotografia no mundo actual. A celebração da data tem origem na invenção do daguerreótipo, um processo fotográfico desenvolvido por Louis Daguerre (1787-1851), em 1837. Mais tarde, em Janeiro de 1839, a Academia Francesa de Ciências anunciou a invenção do daguerreótipo. A 19 de Agosto do mesmo ano, o governo francês considerou a invenção de Daguerre como um presente "grátis para o mundo". Outro processo fotográfico - o calótipo, inventado também em 1839 por William Fox Talbot (1800-1877), fez com que o ano de 1839 fosse considerado o ano da invenção da fotografia.