Desporto

Joana Andrade e Guilherme Olim em pódio histórico nos Europeus de SUP

Joana Silva conseguiu a prata nos mares da Dinamarca. Ver Galeria
Joana Silva conseguiu a prata nos mares da Dinamarca., Fotos DR

Em estreia absoluta em Campeonatos da Europa de SUP, a madeirense Joana Andrade sagrou-se vice-campeão e Guilherme Olim conquistou a medalha de bronze, na disciplina de SUP Wave.

Os jovens madeirenses Joana Andrade e João Guilherme Olim deverão ter tido hoje o 'melhor acordar das suas vidas' e tudo graças à conquista de um feito inédito nas suas ainda curtas carreiras de atletas de Stand Up Paddle (SUP).

Desde sábado a representar, pela primeira vez a selecção portuguesa da modalidade num Campeonato da Europa da modalidade os atletas júniores madeirense festejaram, pelas 8 horas de hoje as suas primeiras subidas a um pódio internacional.

Joana Andrade sagrou-se vice-campeão da Europa no escalão júnior, enquanto Guilherme Olim veio a receber a medalha de bronze.

Nos mares da cidade dinamarquesa de Hvide Sande, a atleta do Clube Naval de São Vicente teve uma final emocionante, tendo tido uma luta acesa até à última onda com a britânica Annabel Page.

Nas contas finais Joana Andrade veio a totalizar 4,65 pontos, os mesmos que a atleta inglesa, mas no sistema de desempate veio a ter vantagem conquistando assim o título de vice-campeã da Europa.

Já a francesa Tiphaine Maillard conquistou o título europeu com a nota de 6,15, enquanto a espanhola Marina Loyaza veio a ser quarta classificada (3,50). 

Na prova de juniores masculinos o atleta do Ludens Clube Machico provou que apesar de estar 'talhado' para as provas de SUP Race, Maratona e Sprints, é capaz de dar espectáculo na disciplina de SUP Wave.

Na grande final de hoje Guilherme Olim teve pela frente adversários mais fortes, mas veio a receber a nota final de 5,90 que permitiu a conquista da medalha de bronze.

O dinamarques Noa Stender veio a sagrar-se campeão da Europa com nota de 9,45, enquanto Titouan Pajot, de França somou 8,85 pontos que lhe permitiu conquistar a 'prata'.

A fechar a final veio a ficar o alemão Benjamin Kohl.

Já na categoria Open (absolutos), e tal como o DIÁRIO avançou na sua edição imprensa de hoje. Joana Andrade e o seu colega de clube, Rúben Afonso atingir os oitavos-de-final da prova de  SUP Waves, enquanto Carlos Fidalgo (Península de Peniche Surf Clube) veio a atingir os quartos-de-final da competição.

De referir que nestes europeus a Madeira conta com um total de sete atletas, entre os oito convocados, e sendo orientados pelo treinador madeirense Ricardo Rodrigues, que assumiu recentemente o cargo de seleccionador nacional da modalidade.