A Guerra Mundo

Suécia anuncia ajuda militar e económica no valor de 94 milhões de euros

None

O Governo da Suécia anunciou hoje um novo pacote de auxílio à Ucrânia, no valor de 94 milhões de euros, que será dividido em partes iguais entre ajuda económica e militar.

O anúncio foi conhecido durante a visita do ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano, Dmytro Kuleba, a Estocolmo, onde agradeceu o apoio fornecido pela Suécia e voltou a sublinhar as deficiências da artilharia ucraniana na defesa contra a nova invasão da Rússia, que teve início em fevereiro passado.

"A Suécia vai continuar a ser um amigo e um aliado muito próximo e vai apoiar a Ucrânia", disse a primeira-ministra sueca, Magdalena Andersson, acrescentando que o apoio militar encontra-se em "consonância com as necessidades ucranianas". 

A ministra dos Negócios Estrangeiros da Suécia, Ann Linde, assinalou, por sua vez, que Estocolmo vai especificar "em breve" o tipo de armamento que vai ser enviado para a Ucrânia.

"Enquanto a guerra prosseguir vamos continuar a pedir armas", afirmou Kuleba que pediu "à Europa para se manter unida" contra a Rússia.

O Governo sueco realizou, até ao momento, três envios de armamento para a Ucrânia que incluíram sistemas de mísseis, lança-foguetes, espingardas e munições, além de mantimentos.

Com o fornecimento de armas à Ucrânia, a Suécia rompeu a tradição de não enviar material militar para países em conflito, interrompida desde a invasão soviética da Finlândia em 1939.

A intervenção militar russa no território ucraniano também levou a que tanto a Finlândia como a Suécia pusessem termo ao seu estatuto de não-alinhamento e se candidatassem à adesão à NATO, processo que foi aprovado na última cimeira da Aliança Atlântica que decorreu em Madrid, Espanha, em junho passado.