Desporto

Embarcação 'Guilherme Figueira' vence 5.º edição da Regata de Canoas Tradicionais de Santa Maria Maior

A dupla de Pedro Calado e Costa Neves, com a canoa 'Rafaela', ficou em quarto lugar, a 21 segundos de entrar no pódio

A regata tradicional 'Guilherme Figueira', tripulada pela dupla Miguel Figueira e Carlos Lima venceram a 5.ª edição da Regata de Canoas Tradicionais de Santa Maria Maior, que decorreu esta tarde ao longo da baía da capital madeirense.

Inserida no Funchal Náutico 2021, numa organização do entusiasta Miguel Figueira, com o apoio da Câmara Municipal do Funchal, da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior e da Associação Regional de Canoagem da Madeira, esta competição contou com a presença de 36 participantes, envolvendo 17 canoas, mantendo assim a tradição e preservando a história do nosso povo e seus costumes.

A canoa 'Guilherme Figueira' (Miguel Figueira, Carlos Lima) foi a mais rápida, completando o trajecto de 2 Km em 14:06 minutos. Por sua vez, as canoas 'Bernardete' (João Belo, Ricardo Melim) e 'Loba' (António Pestana, Carlos Pestana) completaram o pódio, terminando a competição com o tempo de 14:47 minutos e 15:38 minutos, respectivamente.

A primeira tripulação de elementos femininos a cortar a linha da meta foi a canoa 'Carvão' (Virgínia Costa, Cecília Camacho), com a marca de 22:05 minutos, ocupando assim o 8.º lugar da geral. 

No que diz respeito às tripulações infantis, a dupla Santiago Nascimento - Guilherme Figueira foi a mais rápida, completando o percurso em 22:04 minutos, correspondendo ao 9.º lugar da geral.

De salientar que esta iniciativa contou com a presença do presidente da Câmara Municipal do Funchal, Pedro Calado, que fez dupla com o antigo vereador Costa Neves. A equipa 67, que participou com a canoa 'Rafaela', terminou a prova num honroso quarto lugar, com 15:59 minutos, ficando a apenas 21 segundos de entrar nos lugares do pódio.

Foi bom reavivar esta tradição e desportivamente demos o nosso melhor. O quarto lugar alcançado é uma posição muito positiva, atendendo à experiência da nossa tripulação, por isso o mais importante foi a diversão de toda a gente Pedro Calado, presidente da Câmara Municipal do Funchal