Madeira

'Food Festival' em Jersey funciona como "cartaz turístico da Madeira no Reino Unido"

None

São esperadas cerca de 25 mil pessoas no Portuguese Food Festival, o maior evento de Jersey organizado pela comunidade madeirense, perspectivou este domingo, 28 de Agosto, o director regional das Comunidades e Cooperação Externa, Rui Abreu.

Nos quatro dias de festival, incluindo o dia de amanhã, estima-se que passem por cá 25 mil pessoas.  Director regional das Comunidades e Cooperação Externa

A XXI Edição do Portuguese Food Festival teve início na sexta-feira e decorre até amanhã. O evento não se realizava desde 2019 devido à pandemia da covid-19.

Rui Abreu enalteceu o trabalho desenvolvido pela comissão organizadora do evento e o apoio das entidades oficiais de Jersey, representadas pelo conselheiro João Carlos Nunes e pelo Mayor da Câmara Municipal de Saint Helier, Simon Crowcroft.

“Este é o maior evento existente em Jersey e é organizado pela comunidade madeirense” disse Rui Abreu, destacando que “para além de manter vivas as tradições madeirenses em Jersey, o festival também funciona como um cartaz turístico da Madeira no Reino Unido”.

João Carlos Nunes, conselheiro madeirense em Jersey e presidente da comissão organizadora do festival atestou, confessando que foi com grande esforço que conseguiram voltar a promover o festival.

Neste festival mostramos a nossa cultura, os nossos costumes, valores e tradições. Ao mesmo tempo, passamos a imagem da Madeira a todos aqueles que visitam o evento. No fundo o Festival funciona como um palco promocional turístico da nossa terra. Conselheiro madeirense em Jersey

João Carlos Nunes deu ainda conta das dificuldades sentidas nos últimos dois anos: “O panorama empresarial em Jersey, hoje em dia, é diferente. Por isso, montar o festival foi um desafio. Foi graças ao apoio dos patrocinadores, das entidades locais e regionais, que conseguimos levar em frente o Festival, montar cinco tendas gastronómicas, trazer 12 equipas de entretenimento, e dar um novo fôlego ao Grupo Folclórico da Madeira em Jersey”.

“Somos a maior comunidade estrangeira residente em Jersey. Vamos manter este festival. Como também vamos manter a geminação Madeira-Jersey: esta é uma ponte, um elo que irá continuar”, rematou João Carlos Nunes.

GR mantém apoio ao Grupo Folclórico da Madeira

O Governo Regional, através da Direcção Regional das Comunidades e Cooperação Externa vai manter o apoio ao Grupo Folclórico da Madeira em Jersey.

A garantia foi dada por Rui Abreu, que falou sobre a importância do Grupo na divulgação da cultura madeirense além-mar.

“Vamos continuar a dar o nosso apoio com os trajes folclóricos, as botas e os tecidos”, disse, destacando que “o Grupo Folclórico da Madeira em Jersey tem um papel fundamental na dinamização e divulgação das tradições madeirenses” naquela ilha do Canal.