A Guerra Mundo

Kuleba acusa "invasores russos" de Zaporizhia de colocar Europa em perigo

None

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, Dmytro Kuleba, acusou hoje os "invasores russos" de "colocarem em perigo todo o continente" com a ocupação da central nuclear de Zaporizhia e instou a Rússia a retirar as suas tropas.

As tropas russas converteram Zaporizhia "numa base militar", afirmou o ministro dos Negócios Estrangeiros, através da sua conta na rede social Twitter, onde insistiu que os soldados "invasores" não têm nada para fazer nesse local, pelo que deveriam sair do complexo nuclear.

A segurança nuclear "é tarefa prioritária para a Ucrânia", assegurou Kuleba, citado pela Efe, ao recordar o "passado trágico" do seu país, em alusão ao acidente na central de Chernobil.

A atual ocupação militar "coloca em perigo todo o continente", insistiu, em relação aos ataques que ocorrem na região, dos quais Kiev acusa Moscovo.

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, desafiou a Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) a enviar uma missão à central nuclear, a maior da Europa. O diretor-geral daquele organismo, o argentino Rafael Grossi, afirmou, na última quinta-feira durante uma visita a Paris, que tal pode acontecer "nos próximos dias".

A central nuclear ligou-se de novo à rede elétrica ucraniana na passada sexta-feira, um dia após ter sido totalmente desativada, depois de um incêndio no espaço, pela primeira vez na história do complexo, inaugurado em 1985.