Patrocinado Ordem dos Engenheiros Técnicos . Secção Regional da Madeira

O PRESTÍGIO DE SER ENGENHEIRO TÉCNICO

None

A OET – Ordem dos Engenheiros Técnicos é a associação pública que regula, em Portugal, a actividade profissional dos Engenheiros Técnicos sendo que detém um maior potencial de representatividade na área da Engenharia, procedendo à atribuição do título profissional de Engenheiro Técnico a todos os que possuírem a habilitação académica de:

a) Bacharelato;

 b) Licenciatura pós-Bolonha;

 c) Licenciatura pré-Bolonha

d) Mestrado ou Doutoramento.

A OET é uma Ordem moderna e pioneira, com poderes delegados pelo Estado Português, contando actualmente com mais de 25.000 membros.

A OET enquanto organização profissional de âmbito nacional, para melhor e de forma mais próxima servir os Engenheiros Técnicos, está organizada em 5 secções regionais, que cobrem todo o território nacional o que confere à Ordem uma estrutura organizativa que permite a participação activa de todos os seus membros na criação e troca de conhecimento tecnológico, num mundo em permanente mudança.

As Secções Regionais, dotadas de Órgãos Estatutários e instalações públicas, compreendem as regiões:

·         Açores, sediada em Ponta Delgada;

·         Centro, sediada em Coimbra;

·         Madeira, sediada no Funchal;

·         Norte, sediada no Porto;

·         Sul, sediada em Lisboa.

A OET pauta-se por práticas de atuação transparentes e existe com o intuito de colmatar a insuficiente representação da engenharia portuguesa, contribuindo para arejar o ambiente opaco e bafiento que se verificava. Pertencer à OET é fazer parte de uma prestigiada associação de direito público que representa uma classe profissional que pratica engenharia desde 1852. Os seus 16 colégios são:

1.  Engenharia Aeronáutica;

2.  Engenharia Agrária;

3.  Engenharia Alimentar;

4.  Engenharia de Ambiente;

5.  Engenharia Civil;

6.  Engenharia Eletrónica e de Telecomunicações;

7.  Engenharia de Energia e Sistemas de Potência;

8.  Engenharia Geotécnica e de Minas;

9.  Engenharia Geográfica/Topográfica;

10.  Engenharia Industrial e da Qualidade;

11.  Engenharia Informática;

12.  Engenharia Mecânica;

13.  Engenharia da Protecção Civil;

14.  Engenharia Química e Biológica;

15.  Engenharia de Segurança;

16.  Engenharia de Transportes.

O Engenheiro Técnico é um profissional reconhecido nos 32 países pertencentes à FEANI, tem a possibilidade de aceder ao título Eur Ing, através da FEANI, assim como livre circulação na Europa, em África, América e Ásia.

No dia 9 de Março de 2022, a OET foi admitida como membro afiliado da FMOI (Federação Mundial das Associações de Engenheiros).

O prestígio de ser membro da OET reside no facto do Engenheiro Técnico exercer uma profissão de confiança pública regulada por uma Ordem forte e credível, que combate efetivamente a engenharia ilícita através de ações concretas, designadamente através de:

 · Introdução de códigos de autenticidade nas declarações;

 · Mecanismos de validação de declarações apresentadas por Engenheiros Técnicos;

 · Estabelecimento do princípio: 1 declaração - 1 acto de engenharia;

 · Certificação digital em todas as declarações emitidas.

Compete à OET zelar pela função social, dignidade e prestígio da profissão de Engenheiro Técnico, promovendo a valorização profissional e científica dos seus associados a defesa e o respeito pelos respectivos princípios deontológicos.

Também compete à OET efetuar o registo e exercer jurisdição disciplinar, sobre todos os Engenheiros Técnicos que exercem a profissão.

Como associação profissional, a OET, tem por atribuição defender os direitos e interesses dos Engenheiros Técnicos. Neste domínio há questões que, por actuais e de primordial importância no âmbito do exercício da profissão, merecem particular atenção dos Engenheiros Técnicos e dos dirigentes da OET.

Assumindo as responsabilidades que, pelo estatuto de associação de direito público lhe foram conferidas, a OET assegura a plena representação dos Engenheiros Técnicos e mantém toda a disponibilidade para se envolver e colaborar na elaboração da regulamentação sobre a actividade profissional.

Artigo escrito pela Vice-Presidente do Conselho Diretivo da Secção Regional da Madeira da OET, Engª Téc. Débora Santos

https://www.oet.pt