Madeira

UCAD promove acções de sensibilização para profissionais e grávidas sobre o uso da internet e tecnologias

None

A Direcção Regional da Saúde, através da Unidade Operacional de Intervenção em Comportamentos Aditivos e Dependências (UCAD), vai dar continuidade às acções de sensibilização direccionadas aos profissionais e grávidas sobre o uso da internet e tecnologias, iniciadas em Julho.

O objectivo é informar e consciencializar sobre os efeitos da introdução precoce das tecnologias na infância, retardando a iniciação do uso dos ecrãs.

A dinamização destas sessões formativas e informativas está integrada no âmbito do projecto 'Estou online e agora? - Preparação para o futuro', iniciado em 2017 junto da comunidade escolar, num esforço desenvolvido pela UCAD, no sentido de dar resposta à preocupação crescente com a dependência tecnológica.

As novas tecnologias apresentam potencialidades e vantagens, no entanto o seu uso excessivo e cada vez mais precoce acresce riscos para a saúde física e mental e nas relações sociais. Este uso inadequado e a saturação tecnológica a que as crianças estão expostas, pode favorecer o aparecimento de novas condições psicológicas e psicopatológicas. O uso crescente das tecnologias no nosso dia a dia é uma ferramenta fundamental para o entretenimento ou para a aprendizagem, no entanto, é essencial distinguir o seu uso saudável do seu uso excessivo.

O projecto decorre, numa primeira fase, no concelho de Santa Cruz, mais concretamente no Centro de Saúde do Caniço, sendo que, numa fase posterior, perspectiva-se a sua disseminação a outros concelhos da RAM.

As sessões estão programadas entre os dias 22 de Julho e 2 de Setembro.

Acções de formação dirigidas à equipa de enfermagem:

1º grupo - 22 de julho e 12 de agosto

2º grupo - 19 de agosto e 2 de setembro

Acções de sensibilização dirigidas às grávidas:

1ª sessão - 25 de julho

2º sessão - 8 de agosto

3ª sessão - 22 de agosto

4ª sessão - 29 de agosto