Madeira

Menos lixo do que há 20 anos no percurso dos Balcões

A Casa do Povo de São Roque do Faial realizou, esta tarde, uma acção de sensibilização sobre a importância de preservar a floresta.

None Ver Galeria

Participaram nesta iniciativa mais de duas dezenas de pessoas, de várias idades, que recolheram o lixo que foram encontrando ao longo do trajecto.

Foi na sequência da actividade de sensibilização e recolha de lixo ao longo da levada entre o Ribeiro Frio e os Balcões, realizada esta tarde, que o presidente da Casa do Povo de São Roque do Faial constatou que há menos lixo ao longo daquele percurso pedestre recomendado. 

Ao DIÁRIO Heliodoro Dória refere que não consegue precisar a quantidade de lixo recolhida, ainda assim, constata que "foi muito menos do que é habitual recolhermos e do que acontecia há 20 anos atrás". 

Este ano, não recolhemos muito lixo, e ainda bem. Se compararmos com o que acontecia há 20 anos, quando começámos a fazer isto, este ano recolhemos um décimo do lixo. E cada vez mais passam mais pessoas naquele percurso, o que quer dizer que o nosso objectivo tem sido, de certa forma, conseguido, que é sensibilizar para as pessoas não deitarem lixo. Heliodoro Dória, presidente da Casa do Povo de São Roque do Faial

Esta acção, que já se realiza há mais de duas décadas, em que participaram 24 pessoas de todas as idades, serviu, também, para sensibilizar os caminheiros que foram sendo encontrados ao longo desta trajecto para a importância de preservar a natureza e não poluir o ambiente. 

 "Além das pessoas que participaram na actividade, as outras pessoas que estão a fazer o percurso e que nos vêem a recolher o lixo, a sensibilização é também para elas. Às vezes nem precisamos falar, basta o exemplo que damos", realça o presidente da Casa do Povo.