Madeira

POCIR já conta com 1.500 equipas a fazer prevenção de incêndios rurais

None

Desde o dia 15 de Junho até ao presente, já estiveram no terreno 1.500 equipas de diferentes entidades de protecção civil a fazer vigilância contra incêndios rurais, no âmbito do Plano Operacional de Combate aos Incêndios Rurais (POCIR).

O número foi apontado por Pedro Ramos, esta manhã, numa visita a uma das equipas dos Bombeiros Voluntários Madeirenses que está no terreno a patrulhar' as serras do Funchal.

No total, até ao momento já foram empenhados mais de 5 mil homens, que percorreram mais de 100 mil quilómetros.

O trabalho desenvolvido por estas equipas, no entender do secretário regional de Saúde e Protecção Civil, tem sido fundamental para que a Madeira não tenha registado, este ano, grandes fogos.

Aludindo ao que se tem passado no continente, Pedro Ramos reconhece que a Região tem tido "alguma sorte", sobretudo com as condições climatéricas, ainda assim não deixa de frisar a importância do meio aéreo que tem sido crucial para o ataque inicial aos fogos e em zonas de difícil acesso.

A propósito, o governante deixou claro que a Madeira não desistiu do financiamento do helicóptero por parte da República, salientando que essa é uma responsabilidade do Governo nacional, sendo que a mesma "não se esgota nas pessoas que vivem no continente", vincou.

Além disso, Pedro Ramos refere que "não basta ter no programa de Governo [da República]" a colaboração com o Governo Regional, devendo a mesma ser efectivada.

Desde o dia 15 de Junho, o meio aéreo já efectuou 26 missões, num total de 36 horas de voo.