Madeira

SITAM denuncia proposta de contrato colectivo assinado com sindicato sem associados na Região

None

O Sindicato dos Trabalhadores de Escritório, Comércio e Serviços da Madeira (SITAM) entregou, esta tarde, na Presidência do Governo Regional, na Secretaria Regional da Economia e na Secretaria Regional da Inclusão e Cidadania uma “oposição fundamentada” à proposta de  ‘Extensão do Contrato Colectivo de Trabalho para o Sector de Empregados de Escriório, Comércio e Ourivesarias da Região’, publicado este mês no Jornal Oficial (JORAM).

Um acordo de contrato colectivo que terá sido estabelecido entre a ACIF e um sindicato que não terá expressão na Região, o SICOS – Sindicato Independente do Comércio e Serviços.

“Como não conseguiram esvaziar o contrato colectivo celebrado com o SITAM, encontraram um sindicato no continente que não conhece, minimamente, a situação laboral e o tecido empresarial e que não tem associados na Madeira”, denuncia Ivo Silva, do SITAM.

O sindicato madeirense acusa a ACIF de procurar, com esta estratégia, retirar direitos aso trabalhadores, nomeadamente valor das diuturnidades pagas, abono para falhas e progressões na carreira.

“O sindicato pediu a intervenção e quem o deveria fazer e deveria ser eficaz, que era o governo, não fez nada”, protesta.