Madeira

PSD-M vai à praia e o SITAM à Quinta Vigia

Descubra o que vai estar em destaque na agenda desta terça-feira, 23 de Agosto, dia Dia Europeu da Memória das Vítimas de todos os Regimes Totalitários

None

Conheça algumas das iniciativas que estão agendadas para este que é o ducentésimo trigésimo quinto dia do ano. Faltam 130 dias para o termo de 2022.

11 horas - O Grupo Parlamentar do PSD Madeira realiza  uma iniciativa junto à Praia dos Reis Magos, onde têm ocorrido diversos problemas na área balnear.

12 horas - O Secretário Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Humberto Vasconcelos, procede à entrega gratuita de  medicamentos veterinários para o tratamento terapêutico e profilático da varroose, a 280 apicultores. As quase 2.000 unidades correspondem a um investimento de 38 mil euros.

15 horas - SITAM entrega "oposição fundamentada" contra o contrato coletivo de trabalho, efectuado entre a ACIF e outro sindicato. A primeira entrega do documento acontece na presidência do Governo Regional.

16 horas - O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, apresenta na Calheta, no sítio do Lombo do Doutor, mais um projeto de habitação a custos controlados, no caso o sétimo lançado pelo Executivo madeirense no âmbito do PRR e o primeiro no concelho da Calheta. Trata-se de um empreendimento com 26 fogos.

20 horas: Jogo Benfica-Dinamo Kiev, do 'play-off' da Liga dos Campeões de futebol, que pode ver na TVI.

Efemérides

Hoje é Dia Europeu da Memória das Vítimas de todos os Regimes Totalitários e Dia Internacional de Recordação do Tráfico de Escravos e da sua Abolição.

Eis as principais efemérides ao longo da história:

1775 - Jorge II de Inglaterra reconhece a existência da rebelião nas colónias americanas, que conduzirá à Independência dos EUA, em 1776.

1791 - A Coroa Portuguesa cria a Aula Régia do Desenho de Figura e Arquitetura Civil.1833 - É abolida a escravatura nas colónias britânicas.

1839 - Hong Kong é tomada pelos ingleses durante a guerra com a China.1889 - Com a tecnologia do italiano Marconi é feita a primeira transmissão sem fios de uma mensagem entre um navio e um porto de mar, em pleno Atlântico.

1892 - Morre, com 65 anos, o marechal Deodoro da Fonseca, fundador e primeiro presidente da República do Brasil.

1926 - Morre, aos 31 anos, o ator de cinema Rodolfo Valentino.

1927 - Os militantes anarquistas Nicola Sacco e Bartolomeo Vanzetti são executados nos EUA, acusados de homicídio. Meio século depois, a justiça norte-americana reconheceria o erro e decretaria a inocência.

1933 - Morre, com 62 anos, o arquiteto austríaco Adolf Loos, determinante na corrente modernista e no ordenamento de Viena.

1937 - Forças militares japonesas desembarcam em Xangai, na China.

1939 - II Guerra Mundial. Assinatura do pacto germano-soviético de não-agressão, entre a Alemanha de Hitler e a URSS de José Estaline.

1940 - Alemães iniciam bombardeamento a Londres, durante a II Guerra Mundial.1944 - II Guerra Mundial. A Roménia levanta-se contra a ocupação nazi.

1952 - É criado o Pacto de Segurança da Liga Árabe.

1962 - Primeira ligação via satélite, em direto, de uma emissão de televisão, entre os EUA e a Europa.

1966 - A nave Lunar Orbiter tira a primeira fotografia da Terra vista do Espaço.

1969 - O general De Gaulle renuncia à presidência da França.

1973 - É lançado o satélite de comunicações Intelsat.

1978 - O Parlamento da Nicarágua é ocupado por guerrilheiros da Frente Sandinista.

1982 - O Parlamento libanês elege Bashir Gemayel para a presidência.

1984 - A revista britânica The News Stateman afirma que o governo de Margaret Thatcher, dois anos antes, durante a guerra das Malvinas, considerara a possibilidade de lançar um ataque nuclear à cidade argentina de Córdoba.

1989 - Morre, com 57 anos, o escritor português João Palma-Ferreira, tradutor, antigo presidente da RTP, do Instituto Português do Património Cultural e ex-diretor da Biblioteca Nacional.

1990 - A República Federal Alemã e a República Democrática Alemã marcam a reunificação para 03 de outubro.

1994 - Os líderes da Renamo e da Frelimo, Afonso Dhlakama e Joaquim Chissano, respetivamente, iniciam conversações em Maputo sobre o processo de paz em Moçambique.

1995 - Morre, com 97 anos, o fotógrafo norte-americano Alfred Eisenstaeddt, célebre pela fotografia de um marinheiro na Times Square, Nova Iorque, nas comemorações do final da II Guerra Mundial.

1999 - Nasce o Blogger, a plataforma mais conhecida e influente na generalização dos blogges, desenvolvido pela Pyra Labs.

2002 - O juiz da Audiência Nacional de Espanha Baltazar Garzón determina a suspensão das atividades do Batasuna, "braço político" da ETA militar.- É encontrado, em Londres, dentro de um saco de plástico, o óleo de Ticiano "Descanso durante a fuga para o Egipto", roubado sete anos antes.

2003 - O português Ramiro Lopes da Silva, quadro da ONU, é nomeado representante do secretário-geral das Nações Unidas no Iraque.

2004 - O balanço oficial dos incêndios florestais em Portugal coloca a área ardida em 2004 nos 104.424 hectares, a segunda maior, depois de 2003.

2005 - O comité central do PCP escolhe o secretário-geral do partido, Jerónimo de Sousa, para candidato às eleições presidenciais de 2006. No Médio Oriente. É concluída a retirada israelita da Faixa de Gaza, com o desmantelamento dos colonatos de As-Nur e Homesh. Começa a retirada de quatro colonatos da Cisjordânia.

2007 - O Presidente da República, Cavaco Silva, promulga o novo Regime Jurídico das Instituições do Ensino Superior.

- Portugal adere ao número único europeu (116 000) para a comunicação de casos de crianças desaparecidas, cumprindo assim uma diretiva europeia.

- É executado no Texas, Estados Unidos, o 400.º condenado à morte desde 1976.

2010 - Desmoronamento na mina de São José. Uma sonda entrega os primeiros alimentos e medicamentos aos mineiros encarcerados.

2011 - O juiz Michael Obus aceita em Nova Iorque encerrar o processo contra Dominique Strauss-Kahn, antigo diretor do Fundo Monetário Internacional.

- Morre Vicco von Bülow, desenhador, autor e ator mais conhecido sob o nome "Loriot", considerado o maior humorista alemão. Tinha 87 anos.

2015 - O jamaicano Usain Bolt torna-se em Pequim o atleta com mais medalhas de ouro na história dos Mundiais, após a vitória nos 100 metros, somando nove títulos de campeão.

- Morre, aos 101 anos, Paul Royle, que protagonizou na vida real uma fuga da prisão durante a II Guerra Mundial que inspirou o filme "A Grande Evasão", num hospital na cidade australiana de Perth.

- Morre Guy Ligier, ex-piloto francês de Fórmula 1 que fundou uma equipa com o seu nome. Tinha 85 anos.

2017 - Eleições gerais em Angola. João Lourenço é eleito novo Presidente.

- Dez pessoas morrem e mais de 240 ficam feridas em Macau devido à passagem do tufão Hato.

2018 - O Conselho de Ministros aprova a proposta de lei do Estatuto dos Magistrados do Ministério Público.  

2019 - Morre, aos 79 anos, David Koch,empresário, filantropo, ativista político e engenheiro químico norte-americano.

2020 - O português Miguel Oliveira (KTM) conquista pela primeira vez uma vitória no Mundial de MotoGP, ao vencer o Grande Prémio de Estíria, em Spielberg, na Áustria, quinta prova do campeonato.

Pensamento do dia

"Deliberar é tarefa de muitos. Agir é tarefa de um só".  Charles De Gaule (1890-1970), general, antigo Presidente da França.