Sacos de lixo nos arraiais

Tenho percorrido alguns arraiais um pouco por toda a ilha e, é de salientar algo comum em todos... Faltam caixotes e sacos onde colocar o lixo!

Se frequentaram algum arraial recentemente, devem ter notado que o chão fica cheio de copos e garrafas de plástico... Depois metemos os pés em cima e já são bocados de plástico aos milhares, não só no chão mas, jardins, até na areia e calhau das praias... Vejo que as pessoas até procuram onde deitar o lixo mas, como não encontram, acabam por fazer como "os outros". Algumas até transportam o lixo e fazem "montinhos" no chão junto aos caixotes já lotados. Outras, já nem se importam e jogam para onde calhar (até por cima das cabeças). Na verdade, são poucos ou quase nenhuns os sítios onde deitar um copo ou uma garrafa de plástico (o lixo mais comum), sendo a alternativa mais rápida e cómoda, simplesmente atirar para o chão ou deixar ali no cantinho da estrada... Já repararam nisso?!

Algo a melhorar e bastante, nestas nossas tradicionais festas, que são também um cartaz turístico da região. Devia ser uma exigência das Câmaras, até para manter uma boa imagem das mesmas, ter mais sacos amarelos e alguns pretos ("ecopontos")... Cada barraca, ser obrigada a ter um ou dois sacos de plástico em frente para deitar copos. As organizações dos festivais colocarem mais algumas dezenas de sacos espalhados pelo espaço, por exemplo de trinta em trinta metros. Não são os caixotes de lixo do dia a dia, que conseguem absorver todo este lixo produzido no espaço de poucas horas. Será mais fácil ter de varrer as ruas depois?!

É difícil cumprir com o mote "Funchal (Madeira), cidade limpa" desta forma. É também um comportamento que fica para fora dos arraiais e uma imagem que é passada para o exterior, através de fotos, vídeos e do normal boca a boca. Cabe a todos nós, exigir e procurar manter a organização e limpeza, que se consegue minimamente manter ao longo do resto do ano.

Bom arraial a todos!

Duarte Sousa Melim