Madeira

Limpeza dos espaços do Arraial do Monte reforçada no fim-de-semana

None

Segundo um comunicado enviado pela Câmara Municipal do Funchal (CMF), a limpeza dos espaços onde vai decorrer o Arraial do Monte foi reforçada ao longo deste fim-de-semana. 

Trabalhadores do Departamento de Ambiente da CMF deslocaram-se, esta manhã, ao local para recolher resíduos, quer os depositados nos contentores, quer os abandonados e lançados para o chão e a desinfectaram pontos de insalubridade, "para que todo o espaço público se mantenha limpo e sem maus odores", lê-se na nota enviada.

Tem sido prestada atenção e cuidado à limpeza, desinfecção e reposição de consumíveis dos sanitários públicos da CMF, localizados junto à saída dos Carreiros e no Largo da Fonte, que estão abertos ao público.

Ainda sobre os sanitários públicos, a CMF informa que existirá trabalhadores em permanência, a fim de garantir que estes estejam devidamente higienizados. 

Para dar resposta às necessidades que vão surgindo e ao afluxo de romeiros, o município "fez todos os esforços para colocar sanitários portáteis, o que será uma inovação este ano no arraial". Assim, a zona do Largo das Babosas vai contar com 10 sanitários portáteis.

Na segunda-feira, o início destas limpezas, no Monte, estão previstas para as 7 horas e a conclusão para antes do início das celebrações religiosas, marcadas para as 10h30.

Após a limpeza, os trabalhos do Departamento de Ambiente e Salubridade da Câmara Municipal do Funchal continuam nos arruamentos à volta, uma vez que é esperado lixo espalhado pelas bermas.

Para esta limpeza urbana, estão convocados cerca de 29 trabalhadores (20 cantoneiros de limpeza, seis motoristas, dois encarregados e um chefe de serviços).

Relativamente à colocação de contentores foram já entregues um contentor por barraca e também contentores colectivos de maiores dimensões colocados estrategicamente.

"O Departamento de Ambiente e Salubridade da CMF está empenhado em manter todos o espaço agradável, e devidamente higienizado, dando todas as condições de higiene e salubridade, aos romeiros do Arraial do Monte.", conclui o comunicado.