Madeira

"Ao contrário deste CDS, o Bloco de Esquerda não se vende por lugares em qualquer executivo"

Bloco de Esquerda na Assembleia Municipal do Funchal descreve que coligação foi "uma lufada de ar fresco democrático à cidade do Funchal"

None

Em nota emitida esta sexta-feira, 19 de Agosto, o grupo do Bloco de Esquerda na Assembleia Municipal do Funchal recordou que o partido integrou em 2013 a coligação de partidos de esquerda denominada 'Mudança' "com o objectivo de derrubar o PSD, que, desde 1976, governava os destinos da cidade do Funchal", acusando o CDS de se subjugar aos sociais-democratas como "tábua de salvação". 

O partido destaca o "orgulho" da decisão tomada para pôr fim a "décadas de prepotência e de abuso de poder absoluto, de compadrios e de falta de transparência, de agravar das desigualdades a vários níveis entre as zonas altas e as zonas baixas da cidade, entre ricos e pobres, de enganos e desvarios económicos, que culminou numa dívida descomunal de 100 milhões de euros".

As declarações surgem um dia após as acusações do presidente da Comissão Política Concelhia do CDS-PP Funchal, Gonçalo Pimenta, de que a coligação 'Confiança' "ainda não digeriu a derrota, depois do banho eleitoral que a população lhe deu".

Miguel Silva Gouveia "ainda não digeriu banho eleitoral que a população lhe deu"

Gonçalo Pimenta, presidente da Comissão Política Concelhia do CDS-PP Funchal, acusa o ex-presidente da CMF de abandonar os funchalenses e os próprios colegas de vereação

Trouxemos uma lufada de ar fresco democrático à cidade do Funchal, fizemos parte dessa história, da sua construção e da sua implantação, e temos muito orgulho nisso. Algo que este CDS-PP, partido ex-democrata e ex-cristão, desconhece o que é, apesar de, em tempos, na sua história na ilha da Madeira, ter-se apresentado como alternativa credível, ter combatido este mesmo PSD com veemência, tanto na Câmara do Funchal como na Assembleia Regional. Bloco de Esquerda Funchal 

"Ao contrário deste CDS, o Bloco de Esquerda não se vende por lugares em qualquer executivo ou em empresas públicas, sejam elas municipais ou regionais", lê-se na nota enviada. 

Não contribuímos para aumentar a despesa nem o erário público em milhares de euros, com direcções regionais, cargos, tachos e tachinhos, nem abandonamos ou ludibriamos as e os funchalenses quando os eleitos pelo Bloco de Esquerda na coligação assumiram cargos de relevo na Assembleia Municipal, em 2014, ou na Câmara Municipal do Funchal, em 2020. Bloco de Esquerda Funchal 

O Bloco de Esquerda assume-se como um partido que defende o interesse público e a melhoria das condições de vida de toda a população "perante a prepotência do (des)governo PSD", acusando o CDS de se subjugar e vender aos sociais-democratas "sem apelo nem agravo ou, quiçá, como tábua de salvação", dando como exemplo o recente episódio na Câmara Municipal do Funchal. 

Calado sublinha "perfeito entendimento" entre o PSD e o CDS

O presidente da autarquia do Funchal garantiu hoje, em declarações após a reunião de câmara desta quinta-feira, que a alteração na vereação em nada prejudica o "perfeito entendimento" entre o PSD e o CDS. "E é isso que incomoda a oposição", afirmou, sublinhando que a escolha de Helena Leal para a área social é a mais acertada. "Mais ainda quando o social assume a importância que tem nos dias de hoje".