Madeira

Miguel Silva Gouveia "ainda não digeriu banho eleitoral que a população lhe deu"

Gonçalo Pimenta, presidente da Comissão Política Concelhia do CDS-PP Funchal, acusa o ex-presidente da CMF de abandonar os funchalenses e os próprios colegas de vereação

Gonçalo Pimenta, presidente da Comissão Política Concelhia do CDS-PP Funchal
Gonçalo Pimenta, presidente da Comissão Política Concelhia do CDS-PP Funchal

Em reacção às declarações do ex-presidente da Câmara Municipal do Funchal, Miguel Silva Gouveia, que acusou o CDS de ter abandonado a cidade, o presidente da Comissão Política Concelhia do CDS-PP Funchal, Gonçalo Pimenta, afirma que a oposição "ainda não digeriu a derrota, depois do banho eleitoral que a população lhe deu". 

"Convém nunca esquecer que foram os eleitores que o expulsaram da autarquia, na primeira e única vez em que foi cabeça de lista, já que, convém igualmente relembrar este facto, chegou à presidência da autarquia por abandono de Paulo Cafôfo. Ou seja: este sim abandonou a cidade e os funchalenses", diz Gonçalo Pimenta, em nota enviada à comunicação social após as acusações de Miguel Silva Gouveia no fim da reunião de câmara desta quinta-feira, 18 de Agosto. 

"O CDS abandonou o Funchal"

Helena Leal, do 'Funchal Sempre à Frente', assumiu hoje funções na vereação da Câmara Municipal do Funchal, em substituição de Margarida Pocinho.

Ainda sobre abandonos e não manter os compromissos, convém igualmente que o ex-presidente, não sufragado, recorde o que se passou, em 2014, quando a Mudança, da qual fez parte, entrou em implosão e a cidade do Funchal e todos os serviços municipais estiveram um mês reféns de uma luta pelo poder que acabou com três vereadores, com pelouro, e uma presidente da Assembleia Municipal a abdicarem dos mandatos, o que permitiu, depois, a entrada na CMF dele próprio  Miguel Gouveia, que ocupava o 10.º lugar da lista, Madalena Nunes, Domingos Rodrigues, para a vereação e de Rodrigo Trancoso para a presidência da Assembleia Municipal. Gonçalo Pimenta, presidente da Comissão Política Concelhia do CDS-PP Funchal

O CDS aconselha Miguel Silva Gouveia "a não se esquecer que não reconduziu ninguém da equipa de 2017 na lista à vereação em 2021", lê-se na nota, que descreve que o ex-presidente da autarquia funchalense "abandonou os seus colegas de vereação".

Quando tomou posse como presidente da CMF, em 2019, por saída de Paulo Cafôfo, foi por sua vontade que foram ultrapassados todos os outros candidatos efectivos da lista para chegar à suplente Dina Letra do BE, pouco se importando se a escolhida tinha sequer alguma capacidade para o cargo – e não tinha como bem ficou provado. Gonçalo Pimenta, presidente da Comissão Política Concelhia do CDS-PP Funchal

A Comissão Política Concelhia do CDS-PP Funchal entende que Miguel Silva Gouveia tem uma "obsessão quase patológica sobre uma alegada instabilidade no 'Funchal Sempre à Frente'", que "só pode advir de quem muito falta à Assembleia Municipal ou não está atento ao que ali se passa".

Gonçalo Pimenta termina afirmando que "basta seguir as transmissões dos debates da Assembleia Municipal para ver e crer que PSD e CDS estão mais do que unidos no que se refere ao projecto municipal que corporizam", acusando a coligação Confiança de "estourar" mal tomaram posse, lembrando "sentidos de voto completamente díspares" já apresentados.