5 Sentidos

La Vie promove amanhã exposição sobre as Vindimas e a Cultura Madeirense

None

No âmbito das comemorações da Festa do Vinho, o Centro Comercial La Vie preparou uma vasta programação musical alusiva às tradições madeirenses, e uma exposição das Vindimas e Cultura Madeirense, que irá decorrer de 18 a 31 de Agosto 2022, no piso 0 do centro comercial.

As comemorações da Festa do Vinho iniciam já amanhã, pelas 17 horas, com a inauguração da exposição e uma degustação de Vinho Madeira por parte do parceiro Blandy. A exposição vai contar também com a participação de mais dois parceiros, o Centro de Actividades e Capacitação para a Inclusão (CACI) e a Associação Grupo Cultural Flores de Maio, e com a presença do vice-presidente do Instituto de Segurança Social da Madeira, IP-RAM, e com a directora do Departamento de Inclusão da Pessoa com Deficiência. 

O Centro de Actividades e Capacitação para a Inclusão (CACI) para pessoas com deficiências e incapacidades, vai apresentar ‘Na Rota do Azulejo’. Sob a temática dos Solares, Conventos e Palácios, as peças em exposição foram realizadas pelos utentes do CACI de Santana e surgem numa perspectiva (re)criactiva e artística, através da qual somos todos convidados a revisitar os azulejos entre o século XVI e o século XIX, distribuídos pelos solares, conventos e palácio da Madeira. Uma exposição que representa diversos elementos azulejares, com realce para os enxaquetados, figuras a avulso e figuras padrão, bem como, vários painéis de azulejos que assinalam um percurso de sete anos no trilho da inclusão pela arte, na preservação e divulgação do património azulejar madeirense.

A Associação Grupo Cultural Flores de Maio (AGCFM) irá dinamizar a exposição das vindimas e da cultura madeirense e apresentar 3 actuações: o Grupo dos Borracheiros, o Grupo de Animação e o Machetinho. No âmbito da recolha, preservação e divulgação do Cancioneiro e Romanceiro da freguesia do Porto da Cruz, incentivando a prática de instrumentos musicais a crianças e jovens.

Além da exposição, o programa vai contar com as seguintes actuações:

- Estátua Viva 'Velhão Feliz', às 13 horas, no dia 19 de Agosto;

- Estátua Viva 'Bordadeira', às 13 horas, no dia 23 de Agosto;

- Grupo Machetinho, às 17 horas, no dia 25 de Agosto;

- Grupo dos Borracheiros, às 17 horas, no dia 26 de Agosto;

- Grupo de Animação, às 17 horas, no dia 30 de Agosto;

-Vilões Gigantes, às 13 horas, no dia 31 de Agosto;