Madeira

"Temos limpo como nunca e reduzido o número de ignições"

Bombeiros e Polícia Florestal testaram rede hídrica de combate a incêndios e capacidade de abastecimento do meio aéreo no Caminho dos Pretos

Sapadores Florestais, Bombeiros Sapadores do Funchal, Bombeiros Voluntários Madeirenses e a Polícia Florestal realizaram esta manhã um simulacro à rede hídrica de combate a incêndios florestais, no Caminho dos Pretos.

Foi também testado a capacidade de abastecimento do meio aéreo, “de modo a avaliar procedimentos e validar processos”, um exercício que contou com a presença de algumas entidades, nomeadamente a secretária do Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas, o presidente do Instituto de Florestas e Conservação da Natureza e a presidente da Junta de Freguesia do Monte.

No Miradouro do Curral dos Romeiros Susana Prada explicou que a Madeira tem vindo a preparar-se para o risco de incêndio nos últimos 6 anos, mostrando-se satisfeita com os resultados obtidos. "Temos hoje mais vigilância, mais prevenção, mais meios humanos e mais meios de combate. Temos nestes últimos anos limpo como nunca se limpou. Foram limpos mais de 1600 hectares, temos vindo a reflorestar cerca de 800 hectares de área florestal e todos os anos limpamos cerca de 200 KM de caminhos florestais que compartimentam o espaço florestal e temos estado a substituir a vegetação mais combustível por vegetação menos combustível", explicou a secretária do Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas, enaltecendo a importância da faixa corta fogo.

A secretária revelou ainda que devido ao trabalho feito nos últimos 6 anos "nota-se uma diminuição das ignições, também devido ao trabalho de vigilância que é dissuasor" mas lamentou a falta de apoio por parte do Governo Central, nomeadamente numas verbas que haviam sido prometidas no âmbito do POSEUR para a estabilização dos taludes. “Tinham-nos sido também prometidos 30 ME na sequência dos incêndios de 2016 e que nunca chegaram”, adiantou.

Na ocasião Marco Lobato, vogal do Conselho Directivo do Serviço Regional de Protecção Civil e Subintendente  da PSP reforçou a importância da prevenção que tem sido feita e informou que desde Janeiro até à presente data o helicóptero já teve 46 missões, num total de 78 horas de voo.

Tal como já foi noticiado, a Secretaria Regional de Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas, através do Instituto de Florestas e Conservação da Natureza está a implementar o projecto Faixa de Gestão de Combustíveis ao Caminho dos Pretos vulgarmente denominada ‘Faixa Corta Fogo’. Um projecto que “visa a compartimentação dos espaços florestais, através da criação e manutenção de zonas de reduzida combustibilidade gerindo, deste modo e com objectivos específicos, a paisagem”.

Este projecto abrange uma área de 640 hectares, estando intervencionados, neste momento, cerca de 40% dessa área.