Madeira

Descentralização do serviço de reembolsos deixa utentes satisfeitos

None

Os utentes do Serviço Regional de Saúde mostram-se satisfeitos após um ano da implementação da descentralização do serviço de reembolsos por todos os concelhos da Região Autónoma da Madeira, refere um comunicado enviado pela Secretaria Regional de Saúde e Proteção Civil.

“Através deste serviço tudo é mais próximo, fazemos a marcação pelo site ou pelo telefone e o atendimento é rápido. É uma vantagem para os residentes, pois não temos que nos deslocar ao Funchal”, disse Daniela Silva, uma utente residente no concelho da Ponta do Sol.

"A proximidade, rapidez e qualidade no atendimento são os pontos fortes apontados", refere o comunicado enviado.

Bruno Freitas, presidente do IASAÚDE, afirmou que  "com a descentralização do serviço de reembolsos estamos mais próximos da população, estamos presentes em cada concelho reforçando o nosso compromisso em garantir um serviço de qualidade e adequado às necessidades de cada utente".

Durante os primeiros seis meses de 2022, 549 novos utentes inscreveram-se no SRS através dos serviços de reembolsos nas localidades fora do Funchal, cabendo ao concelho da Ribeira Brava a maior percentagem com 22,8% de inscritos, o que reflecte a elevada procura por este serviço e satisfação geral por parte dos utentes dos diferentes concelhos da RAM. A descentralização do serviço de reembolsos permite ainda um atendimento mais eficiente nos serviços centrais do IASAÚDE no Funchal, mais organizado e sem filas." Bruno Freitas, presidente do IASAÚDE.

No primeiro semestre deste ano foram contabilizados 4.614 atendimentos fora do concelho do Funchal, 17% dos quais no concelho de Câmara de Lobos, seguindo-se dos concelhos de Santa Cruz com 16% e Ribeira Brava também com 16%.

Lúcia Santos, utente do concelho de Câmara de Lobos, quando questionada sobre o propósito do serviço de reembolsos nos concelhos, confessa que "é muito bom, principalmente para quem não pode se dirigir ao centro do Funchal."

Regina Pestana, utente da Ponta do Sol, salientou a possibilidade em conciliar a rotina profissional com a deslocação ao serviço de reembolsos: "É muito melhor aqui [Ponta do Sol] porque facilita o dia-a-dia de trabalho, e assim posso fazer a entrega dos documentos."

Esta é uma iniciativa do Instituto de Administração da Saúde, IP-RAM (IASAÚDE).

O Serviço de Reembolsos está disponível em todos os concelhos da Região Autónoma da Madeira, em dias específicos e mediante marcação prévia, através do site institucional do IASAÚDE ou através do contacto 291 212 370.