Madeira

CDU denuncia "falsas promessas" para a recuperação dos centros históricos do Funchal e bairros

None
Foto DR

Ao longo desta manhã, a CDU, realizou uma iniciativa política integrada na campanha 'Pelo Direito à Cidade', que decorre até ao Dia da Cidade do Funchal  21 de Agosto. 

Após passar pelo Bairro dos Frias, Bairro do Paiol e dos Arrifes, com conclusão no Largo da Saúde, Bairro dos Moinhos, na freguesia de São Pedro, a deputada municipal da CDU, Herlanda Amado, denunciou as "falsas promessas" em relação à recuperação dos centros históricos do Funchal, bem como os bairros que os integram.

Na base de uma suposta reabilitação urbana, a CMF mentiu descaradamente às populações, prometendo o investimento de 71 milhões de euros para a reabilitação destas localidades da cidade do Funchal. Os problemas relacionados com esgotos e saneamento básico não estão completamente resolvidos, dificultando ainda mais a vida de quem vive por exemplo na zona dos Moinhos, onde nos encontramos." Herlanda Amado, deputada municipal da CDU.

Segundo o comunicado enviado, a deputada municipal refere que têm sido prometidos, pela autarquia, investimentos "na ordem dos 56 milhões" e outros "15 milhões por parte de privados".

Até agora, para além das promessas de milhões, pouco foi concretizado, aumentando a preocupação de quem aqui vive, visto que até as zonas atingidas pelos incêndios de 2016 continuam sem ter garantidas as condições de acesso em segurança dos bombeiros em caso de incêndio, ou um acesso que permita o socorro a algum morador caso precise de alguma ambulância, atendendo aos estreitos acessos em que têm que se movimentar. E o pior de tudo é que alguma da reabilitação urbanística teve por objectivo retirar destes lugares quem é daqui". Herlanda Amado, deputada municipal da CDU.

A deputada acrescentou ainda que "fica bem exemplificada a dimensão da fraude das governações PS e PSD à frente da CMF", pois foi "prometida 'uma segunda vida' para estes bairros históricos; foram prometidas novas áreas comuns, como pequenos largos e jardins; foi prometida uma intervenção ao nível dos espaços públicos e dos acessos; foram prometidas soluções para garantir condições de acessibilidade àquelas zonas residenciais. Não passou de uma mentira!".

"A falta de intervenções fundamentais que garantissem a segurança de quem aqui vive, são exigências do povo das zonas e são reivindicações tantas vezes consubstanciadas em propostas pela CDU apresentadas na Assembleia Municipal. Nós temos soluções e temo-las apresentadas, mas é mais fácil para os executivos chumbarem as propostas", disse a deputada.

"O veto de gaveta continua, mas a CDU continuará a apresentar propostas até que estas saiam das gavetas 'mofadas' da Autarquia Funchalense. As populações merecem mais! As populações têm direito a usufruir da sua Cidade, porque a Cidade é de todos!", conclui Herlanda Amado.