Madeira

CDU denuncia falta de habitação social no Funchal

None
Foto CDU

Numa iniciativa política da CDU realizada, esta manhã, na freguesia do Imaculado Coração de Maria, junto ao antigo bairro da Penha de França, a deputada municipal, Herlanda Amado, denunciou a crescente falta de habitação social no Funchal.

No âmbito da campanha 'Pelo direito à Cidade', o partido, considera ser necessário, "em primeiro lugar, reconhecer o direito à habitação": "Este direito constitucional deveria garantir que cada pessoa possa beneficiar de uma habitação adequada às suas necessidades e da sua família, podendo usufruir do espaço, da habitabilidade e do bom ambiente", refere o comunicado enviado pelo partido.

O direito à habitação implica, por outro lado, o direito aos equipamentos colectivos. A cidade-dormitório é a negação entre outros direitos fundamentais que a cidade deve satisfazer: o direito ao ensino, à cultura, aos desportos, aos transportes, entre outros direitos que não têm sido assegurados ao longo de vários anos" Herlanda Amado

O partido acredita que são "muitas as falsas promessas" realizadas pelos governantes na Câmara Municipal do Funchal e na Junta de Freguesia onde, o "PS e PSD têm responsabilidades no agravamento do número de famílias em lista de espera por uma habitação social".

Prometeram e nunca cumpriram por exemplo com a construção de habitação social neste local, tendo ficado ao longo dos anos a degradar-se e quem aqui vivia foi-se sentindo abandonado. As pessoas estão cansadas de esperar e entre anúncios de projectos de construção e a real construção, existe um desfasamento muito grande, aumento o desespero de milhares de famílias que no Funchal ainda não têm a sua situação resolvida". Herlanda Amado

A mesma nota refere que o Funchal tem estado "na linha da frente pelos piores motivos": por ter a "maior lista de espera para habitação social" e isto "deve envergonhar os vários executivos que têm estado à frente da Câmara Municipal".

São muitos os processos em que no Funchal os actuais governantes fazem da propaganda o seu modo de vida, só que a propaganda, tal como a mentira, tem perna curta e há um abismo entre as manobras da propaganda e a vida concreta das populações". Herlanda Amado

Por fim, o partido revela que continuará até ao Dia da Cidade, celebrado a 21 de Agosto, a denunciar os "erros clamorosos destes governantes ", mas também a garantir que as intervenções do CDU nos problemas "sejam conhecidos pelas pessoas que desconhecem o Funchal real, e com a pressão e reinvidicação "seja alterado o "rumo que PS e PSD têm conduzido o concelho do Funchal.

"A Cidade é de todos, e continuaremos a lutar para que todos tenham direito à Cidade", conclui Herlanda Amado,