Madeira

JSD/Funchal visitou instalações dos Bombeiros Sapadores do Funchal

None

A JSD/Funchal, através da sua estrutura local da Sé, realizou este fim-de-semana uma visita às instalações dos Bombeiros Sapadores do Funchal com dois intuitos: “conhecer e valorizar a capacidade instalada na Região, nomeadamente no concelho do Funchal, das respostas em situação de emergência, bem como elucidar os mais jovens da importância como o conhecimento de alguns procedimentos básicos e a sua aplicação podem salvar vidas.”

A 'jota' verificou o investimento feito na capacidade de resposta de emergência “no que concerne nos veículos de emergência pré-hospitalar, bem como nos veículos de combate a incêndios que hoje garantem à população do Funchal, mas também de toda a Região uma resposta eficaz em caso de incêndios”.

Nesta visita, os jovens social-democratas destacaram ainda a missão daqueles que “diariamente” dedicam a sua vida na missão de ajudar os outros, prestando-lhes auxílio e apoio em circunstâncias de especial vulnerabilidade.

“As carreiras ligadas à prestação de cuidados a toda a comunidade, sejam individuais ou coletivas, como a “carreira de bombeiro” deve merecer o nosso reconhecimento pelo empenho e esforço que, do ponto de vista profissional, mas também pessoal a todos os envolvidos, bem como às respetivas famílias”, realçam. 

Atendendo a que estamos numa época especialmente importante no que concerne ao risco de incêndios, alertaram para os principais cuidados a ter com as áreas verdes, que são “determinantes na preservação das florestas em geral e das espécies endémicas em particular”.

Os jovens social-democratas aproveitaram para recuperar a aprendizagem em resposta de emergência, tendo realizado uma formação de Suporte Básico de Vidas.

A importância de corresponder perante uma emergência com os devidos procedimentos pode salvar vidas antes da chegada dos meios de socorro, pelo que formações como esta, de preparação para a resposta à emergência, são, em si mesmo, actos de formação para uma cidadania activa”. JSD/Funchal