Madeira

Plano de urbanização da zona da Penteada/Álamos "ficou por concretizar"

None

"O Governo Regional e a Câmara Municipal do Funchal (CMF), a partir do ano 2000, lançaram o Plano de Urbanização do Madeira Tecnopolo, que contemplava uma vasta área entre a Penteada e os Álamos. O dito plano ficou por concretizar", disse Edgar Silva, numa iniciativa política realizada pela CDU, hoje, na zona dos Álamos.

Edgar Silva apontou "falsas promessas" realizadas pelos governantes e as consequências "negativas", relativamente às áreas de extensão do Plano de Urbanização do Madeira Tecnopolo.

Todo aquele território ficou retalhado, sem uma intervenção coerente, penalizando, ainda hoje, quem foi expropriado naquelas zonas, as muitas pessoas que ficaram sem perspectivas de futuro, as pessoas que ali habitam, que ainda esperam por vias rodoviárias adequadas, que ainda lembram das anunciadas zonas de estacionamento e de parqueamento automóvel, que ainda esperam pelas prometidas áreas verdes, de lazer e de desporto". Edgar Silva.

Num comunicado enviado, Edgar Silva refere que "foram propagandeadas falsas promessas. Usando o Governo Regional e a CMF, os governantes anunciaram que naquele área do Funchal nasceria uma zona de investigação científica e tecnológica, seria instalado o Museu de Tecnologia e Inovação, seriam implantadas instalações culturais, desportivas e educativas, com um plano de pormenor com amplas zonas de fruição, animação e lazer".

Tudo resultou numa enorme fraude política. Tudo acabou por ser uma área de incoerências urbanísticas, de projectos inacabados, numa manta de retalhos de equipamentos públicos sem dimensão de projecto". Edgar Silva.

Para a CDU é necessário que "pelo menos os governantes sejam capazes de respeitar regras básicas de urbanização, nomeadamente, em relação aos arruamentos, para que tenham alguma conformidade com as actuais necessidade rodoviárias, e que surjam soluções para o parqueamento automóvel", concluiu.