País

MAI adverte para "risco extremo" e pede que portugueses não usem fogo

None
Foto Lusa

O ministro da Administração Interna apelou hoje a que "todos os cidadãos tenham consciência" da situação de "risco extremo" de incêndios em Portugal, defendendo que a evolução dos próximos dias irá depender do comportamento dos portugueses.

"Estamos a viver momentos de risco extremo e é preciso que todos os cidadãos tenham consciência deste risco extremo e que atuem e se comportem de acordo com padrões de segurança coletiva que todos devem respeitar", assinalou José Luís Carneiro.

O ministro da Administração Interna falava aos jornalistas na Base Aérea de Figo Maduro, em Lisboa, pouco depois de ter sobrevoado, a bordo de uma aeronave P-3C Cup+ da Força Aérea, os incêndios que lavram em Carrazeda de Ansiães, no distrito de Bragança, e em Ourém.

José Luís Carneiro alertou que "até dia 14, dia 15", vão existir "circunstâncias excecionais que vão exigir um esforço muito grande" do conjunto da população portuguesa, e designadamente "das autarquias de freguesia, das Câmaras Municipais, dos bombeiros portugueses, da Guarda Nacional Republicana (GNR), de todas as forças de proteção civil".

No entanto, o governante relembrou que "mais de 50%" das causas dos incêndios são "causas humanas", decorrentes de "uso de fogo, nomeadamente com queimas, com queimadas, com o uso de máquinas agrícolas ou florestais".

José Luís Carneiro apelou assim a que os portugueses façam "todos os esforços" para evitar o "uso do fogo", recordando que "é absolutamente proibido fazer fogo" e que se deve "evitar a todo o custo o uso de quaisquer máquinas para trabalhos agrícolas ou florestais".

"Estão proibidas estas práticas porque, com a proibição destas práticas, estamos a atuar junto de 50% das causas destes incêndios conhecidos até agora", explicou.

Num dia em que a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) anunciou que, na sexta-feira, se atingiu o número máximo de deflagrações este ano, com 121 ignições, José Luís Carneiro foi questionado se, nos próximos dias, é expectável que esse número seja ultrapassado.

"Eu acho que tudo depende do comportamento dos nossos concidadãos", respondeu o ministro, reiterando que, "apesar das condições meteorológicas, das condições que têm a ver com a humidade abaixo dos 20% em território nacional -- que são circunstâncias excecionais -, mais de 50% das causas, são causas humanas".

José Luís Carneiro sustentou assim que, se todos atuarem "com sentido de responsabilidade, com certeza" que será possível "enfrentar a conjugação destas condições naturais que, por si só, são muito complexas e muito exigentes".

"Se mais de 50% tem a ver com o uso de fogo, nomeadamente com queimas, com queimadas, e com o uso de máquinas agrícolas ou florestais, então significa que nós temos 50% de condições para reduzir o risco de incêndio", indicou.