A Guerra Mundo

BEI aprova financiamento de 1,6 milhões para reparar infra-estruturas na Ucrânia

None
Foto AFP

O Banco Europeu de Investimento (BEI) aprovou hoje um pacote de financiamento de 1.590 milhões de euros à Ucrânia, destinado a reparar as infraestruturas essenciais mais danificadas e dar resposta às necessidades da população.

Cerca de um mês após o início da guerra na Ucrânia, a instituição disponibilizou, em colaboração com a Comissão Europeia, um primeiro apoio a este país.

Segundo um comunicado do BEI, citado pela EFE, o financiamento é disponibilizado com condições favoráveis e de longo prazo.

Este apoio, dividido em dois blocos, destina-se à retoma dos serviços essenciais e à reconstrução das infraestruturas mais críticas.

O primeiro bloco inclui assistência financeira imediata no valor de 1.050 milhões de euros, destinada a cobrir necessidades prioritárias de curto prazo, apoiar as empresas estatais estratégicas, garantir reparações urgentes nas infraestruturas, retomar o fornecimento de serviços municipais interrompidos e apoiar medidas urgentes em matéria de energia e eficiência.

Por sua vez, o segundo, com 540 milhões de euros de dotação, tem por objetivo retomar a execução de projetos financiados pelo BEI na Ucrânia.