Madeira

Congresso 'São Jorge - Memória e Futuro' regressa para 3.ª edição a 18 e 19 de Agosto

None
Foto Aspress

A terceira edição do congresso 'São Jorge – Memória e Futuro' irá decorrer nos dias 18 e 19 de Agosto de 2022, no auditório da antiga Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos de São Jorge, sob o mote 'Criar Valor a Norte'.

Este congresso, organizado por iniciativa de cidadãos naturais desta freguesia, e contando com vários parceiros locais, assume como principais objectivos: "escrever as necessidades e oportunidades do presente e as potencialidades do futuro; contribuir para a resolução dos problemas do despovoamento da costa Norte da ilha da Madeira; apresentar e discutir projectos que criem valor para a Região; valorizar o património natural e cultural da freguesia de São Jorge e de toda a região Norte".

A sessão de abertura está prevista para as 9h30 do dia 18 de Agosto e contará com a presença do presidente do Governo Regional da Madeira.

O primeiro painel denominado 'Que medidas adotar para minimizar o despovoamento do norte da ilha da Madeira?', contará com a apresentação do projecto da reserva natural de São Jorge, pelo engenheiro José António Branco, seguindo-se a alocução da secretária regional do Ambiente e Recursos Naturais e Alterações Climáticas, Susana Prada, sobre a temática 'Território e desenvolvimento'.

A fechar a manhã do dia 18, decorrerá uma mesa-redonda denominada "Desafios e perspetivas futuras', que contará com a presença dos presidentes das câmara municipais de Santana, São Vicente e Porto Moniz. O painel terá como moderador o jornalista Miguel Silva.

Durante a tarde, haverá espaço para três painéis, um com as instituições locais, outro sobre os benefícios do desporto na natureza e o último dedicado aos “filhos da terra”.

No dia 19 de Agosto, serão oradores os presidentes das seis juntas de freguesia do concelho de Santana, que serão convidados a abordar o tema 'Que perspectivas para as freguesias do concelho de Santana', numa mesa redonda moderada pelo jornalista Gil Rosa.

O evento contará ainda com uma caminhada durante a tarde e com um jantar aberto à comunidade.

O decorrerá em formato híbrido, possibilitando a apresentação de projectos e perspectivas "que ajudem a construir o futuro das comunidades da região Norte da ilha da Madeira".

Os interessados poderão inscrever-se através do seguinte link: