5 Sentidos

Artistas madeirenses sobem ao palco do 'Baltazar Dias' para ópera cómica

None
Foto Carlota Andrade

O palco do Teatro Municipal Baltazar Dias recebeu esta sexta-feira, 1 de Julho, 'Os Dilemas Dietéticos de uma Matrioska do Meio', que contou com a presença de 10 artistas madeirenses, entre eles, Alícia Teixeira, Fábio Ferro, Irene Araújo, Isaías Viveiros, Marco Lima, Sara Branco, João Santos, João Mendonça, Miguel Sobral e Zacarias Gomes.

Sobre a peça

A ópera cómica em I acto, do Quarteto Contratempus, abordou a vida de Ludmila, uma Matrioska do Meio, no ano de 1866, em São Petersburgo, que quando a mãe consegue emprego na casa de Anna Filosofova, vê os seus hábitos alimentares mudarem. Assim, Ludmila, tornou-se desde o primeiro dia na discípula predilecta da filantropa e feminista Filosofova.

A nova vida de Ludmila passou-se entre livros, alguma vida social, almoços, lanches, petiscos, jantares e bublikis. O doce tradicional ocupou um lugar tão especial nas suas tentações como ocupara até então a carne de foca.

Para além disso, a ópera retratou a vida romântica de Ludmila, que num encontro casual, conhece Raskolnikov, protagonista de Crime e Castigo, romance de Dostoievsky. Seria este encontro a evitar que Raskolnikov cometesse o crime que o tornaria célebre, virando as suas atenções para a jovem Ludmila. Mas a sua vida sofreu um volte-face inesperado: as suas profundas alterações alimentares causaram rápidas alterações na sua pessoa. Dessa forma, só existiu uma pessoa capaz de a fazer reencontrar o caminho da felicidade e do espelho: o Dr. Musa Ramelov, nutricionista do Czar.