5 Sentidos

'Baltazar Dias' acolhe debate 'O que significa programar?'

None

No âmbito do da semana acesso cultura decorre, amanhã, dia 21 de Junho, pelas 18h30, no Teatro Municipal Baltazar Dias, o próximo debate mensal da Acesso Cultura, com o tema 'O que significa programar?'.

Esta é uma iniciativa que decorre com o apoio da Câmara Municipal do Funchal  (CMF).

Segundo a CMF "parece que o debate à volta do que significa programar e do perfil e preparação técnica de quem faz programação anda em círculos. Há quem considere esta função essencial, a quem reclama em relação a programações por gosto, programações duplicadas e o controlo reunido numa pessoa".

No debate serão discutidos temas como o papel de uma organização cultural na localidade, o que significa "programar" uma instituição cultural, quais são as qualificações necessárias para o fazer e que tipo de condições devem existir.

A Acesso Cultura organiza debates abertos aos profissionais do sector cultural e a todas as pessoas interessadas para poderem reflectir, em conjunto, sobre questões ligadas à acessibilidade – física, social e intelectual – que têm um impacto no trabalho e na relação com pessoas com variados perfis.

Os debates acontecem em Fevereiro, Abril, Junho e Novembro em 11 cidades diferentes, simultaneamente: Aveiro, Castelo Branco, Covilhã, Évora, Faro, Funchal, Ilha de São Miguel (Açores), Lisboa, Porto, Torres Novas, Vila Nova de Famalicão.

As datas dos debates em 2022 serão: 15 de Fevereiro, 19 de Abril, 21 de Junho e 15 de Novembro.

Os debates têm início às 18h30 e a entrada é livre (sujeita à lotação das salas).

O painel deste debate é constituído por: Maurícia Gabriel, Presidente da Direção da Associação Avesso; Gonçalo Camacho, programador cultural, CEO 'Summer Opening'; Marco Lima, Encenador, performer, facilitador e programador cultural; Eduardo Luiz, Ator, Formador e Encenador de Teatro. O debate terá moderação de Hélder Folgado, Artista Visual.