5 Sentidos

Ópera cómica 'Os Dilemas Dietéticos de uma Matrioska do Meio' para ver no 'Baltazar Dias'

None

O Teatro Municipal Baltazar Dias, numa co-produção com a Câmara Municipal do Funchal, apresenta 'Os Dilemas Dietéticos de uma Matrioska do Meio'. A ópera cómica em I acto, da autoria do Quarteto Contratempus sobre ao palco pelas 18 horas de 1 de Julho.

A iniciativa permitirá criar oportunidades para artistas residentes, sendo que estarão incluídos 10 artistas madeirenses no espectáculo: Alícia Teixeira, Fábio Ferro, Irene Araújo, Isaías Viveiros, Marco Lima, Sara Branco, João Santos, João Mendonça, Miguel Sobral e Zacarias Gomes.

O espectáculo dirige-se a um público maior de 6 anos, os seus bilhetes custam 10 euros, estando disponíveis descontos que poderão ser consultados na bilheteira do Teatro Municipal Baltazar Dias.

Através do acolhimento destes espectáculos, a Câmara Municipal do Funchal promove os artistas madeirenses, a dinamização cultural da cidade, assim como proporciona, a 10 artistas regionais, a experiência de participar num espectáculo da autoria do grupo Quarteto Contratempus, que realiza projectos na área da música contemporânea há vários anos.

Sobre a obra

Segundo o autor do texto, Mário João Alves, a ópera cómica “aborda a vida de Ludmila, uma Matrioska do Meio, no ano de 1866, em São Petersburgo. Quando a mãe de Ludmila consegue emprego na casa de Anna Filosofova, toda a família matrioska deixa a sua pequena aldeia junto ao Mar Branco e viaja com ela para São Petersburgo. Ali, Ludmila, irá tornar-se desde o primeiro dia na discípula predileta da filantropa e feminista Filosofova. A nova vida de Ludmila passa-se entre livros, alguma vida social, almoços, lanches, petiscos, jantares e bublikis, muitos bublikis. Este doce tradicional passa a ocupar um lugar tão especial nas suas tentações como ocupara até então a carne de foca. A juntar a isto, Ludmila, num encontro casual, conhece Raskolnikov, protagonista de Crime e Castigo, romance de Dostoievsky. Será este encontro a evitar que Raskolnikov cometa o crime que o tornaria célebre, virando as suas atenções para a jovem Ludmila. Mas a sua vida está prestes a sofrer um volte-face inesperado: as suas profundas alterações alimentares causaram rápidas alterações na sua pessoa. Só há uma pessoa capaz de a fazer reencontrar o caminho da felicidade e do espelho: o Dr. Musa Ramelov, nutricionista do Czar”.

A ópera 'Os Dilemas Dietéticos de uma Matrioska do Meio', com o texto original de Mário João Alves, conta com a composição de Nuno Côrte-Real e encenação de António Durães. Conta igualmente com a participação dos seguintes intérpretes: Teresa Nunes (soprano); Sérgio Ramos (barítono); Crispim Luz (clarinete); Susana Lima (violoncelo); e Brenda Vidal (piano).

O desenho e operação de luz ficará a encargo da Mariana Figueroa, a multimédia e vídeo do Hugo Edgar Mesquita, o som do José Monteiro, a direcção de cena da Marta Figueroa e os figurinos da Inês Mariana Moitas. Por outro lado, o design ficará à responsabilidade de Nuno Brito e Cunha, o espaço cénico da Criação Colectiva e a produção de Tatiana Rocha, bem como a coordenação dos grupos que intervêm no espectáculo, em junção com a Teresa Nunes.

Quarteto Contratempus

O Quarteto Contratempus é um grupo de música contemporânea fundado em 2008 pelos músicos, Teresa Nunes, Crispim Luz, Susana Lima e Brenda Vidal Hermida, no contexto académico da Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, no Porto. O Contratempus dedica-se a produzir e interpretar obras de música contemporânea e tem vindo a trabalhar directamente ou sobre as criações de inúmeros autores portugueses e estrangeiros.