Turismo Madeira

Mercado Quinhentista com “afluência de turismo sensacional”

Prestígio do evento já atrai operadores turísticos

None

O sucesso já consolidado do Mercado Quinhentista, evento que entre hoje e o próximo domingo promete voltar a encher a baixa da cidade de Machico, é contar em larga escala com escola e as famílias. Esta é pelo menos a opinião do presidente do Governo Regional, que aponta também o exemplo da Festa da Flor, no Funchal.

“Se a Festa da Flor não tivesse o envolvimento das famílias não era nada do que é nem tinha o prestígio nem a categoria que tem. Portanto acho que isso [o envolvimento das famílias e das escolas] é decisivo. Se envolver as famílias e as populações nos eventos, é sucesso quase garantido. Se for tudo contratado para profissionais, perde a piada e não é tão atractivo. Esse é o segredo do sucesso deste evento”, afirmou Miguel Albuquerque, depois de assistir à cerimónia de abertura da XV edição do Mercado Quinhentista, que este ano decorre sob a temática ‘Água, Sangue da Terra’.

Depois de percorrer o recinto em cortejo e assistir à encenação que marcou a abertura oficial desta recriação história, Albuquerque já arriscou classificar de “sucesso” a edição deste ano. Destacou também a significativa afluência de estrangeiros.

“Tem uma afluência de turismo sensacional, para além do envolvimento das famílias e da escola”, apontou. Diz mesmo que a projecção do Mercado Quinhentista como evento inserido no cartaz regional de Turismo tem atraído excursões organizadas por hotéis, ao dar conta da presença em Machico por ocasião deste evento de “camionetes turísticas” nas últimas edições.

Argumentos para concretizar que fruto da projecção alcançada em anteriores edições, o Mercado Quinhentista “faz parte do calendário de eventos regionais e tem todo o prestígio para isso”, disse.

À semelhança das edições anteriores, o Mercado Quinhentista 2022 contará, para além dos 48 grupos amadores de escolas e associação culturais e recreativas regionais, com a participação de seis grupos do Continente e Açores (dois de música e quatro de teatro).

Em acção estarão, para além dos Almanach (responsáveis pelos principais momentos de teatro e Torneio de Armas a Cavalo), grupo prestigiados de música medieval, como os Cornalusa e os açorianos ‘Urro das Marés’, e as companhias de teatro Somnium, Kinessis Nomad Teatral e Ticosi Circus Artist.

Destaque-se ainda os torneios de Armas a Cavalo (todos os dias, pelas 19 horas, na Liça) e os espectáculos de teatro de fogo ‘Lenda do Cavalum’ e ‘Lenda da Sereia de Machico’.