5 Sentidos

XV edição do Mercado Quinhentista de Machico vai contar com a animação de 54 grupos

None

Este ano a grande novidade vai ser o espectáculo multimédia em ecrã de água

A 15.ª edição do Mercado Quinhentista  o tema ‘Água, Sangue da Terra’ promete muita animação, com a actuação de 54 grupos, em 4 palcos e a instalação de uma liça junto ao Fórum Machico, entre 3 a 5 de Junho.

Os mais de 650 elementos dos diversos grupos farão ao longo dos três dias quase meio milhar de performances de música, teatro, dança, saltimbancos, falcoaria, recriação histórica e artes circences que prometem, certamente, encantar todos os que visitarem Machico.

À semelhança dos anos anteriores, esta edição contará para além dos 48 grupos amadores de escolas e associações culturais e recreativas regionais, com 6 grupos do continente e Açores - 2 de música e 4 de teatro que irão abrilhantar ainda mais o evento. Assim, para além dos Almanach, responsável pelos principais momentos de teatro e Torneios de Armas a Cavalo, o Mercado Quinhentista, deste ano, contará com a presença dos prestigiados grupos de música medieval Cornalusa e Urro das Marés e das Companhias Somnium, Kinessis Nomad Teatral e Ticosi Circus Artist.

Destaque ainda para os Torneios de Armas a Cavalo que se vão realizar todos os dias, pelas 19 horas, na Liça, para os espetáculos de teatro de fogo 'Lenda do Cavalum' e  'Lenda da Sereia de Machico', para o místico Cortejo do Cavalum, na sexta feira à noite, e o desembarque da nau Santa Maria e posterior Cortejo da Aguada, no sábado, a partir das 16h30.

Nesta edição, a grande novidade vai ser o Espetáculo multimédia em ecrã de água, intitulado 'Águas com História', que irá realizar-se no sábado, às 23h30, junto à praia de São Roque. Num ecrã de 50 metros de largura,  serão projectados alguns dos momentos que marcaram a "descoberta" e o povoamento da Madeira e a importância da água, enquanto elemento presente no quotidiano ao longo dos tempos, no desenvolvimento da vida, das actividades económicas, das dinâmicas sociais e da subsistência humana.

Confira os horários de todo o programa:

3 de Junho — 'Água fonte de vida' 
16h00 — Abertura oficial do Mercado 
16h30 — Dramatização de época: “Terra de mui boas águas” 
17h00 — Hora dos Petizes e Infantes 
19h00 —Torneio de armas a cavalo (Liça)
21h00 — Cortejo do Cavalum (Misericórdia / Rua da Árvore / Ribeirinho / Palco / S. Roque)
23h30 —Teatro de fogo “A Lenda do Cavalum” 
24h00 — Encerramento 

4 de Junho — Água o dá, água o leva´
16h00 — Reabertura do Mercado 
16h30 — Desembarque 
17h00 — Cortejo de aguada e outras provisões (S. Roque, R. Ribeirinho, R. Árvore, Forte N. Sra do Amparo) 
18h00 — Dramatização de época: “Aguadeiros da Capitania” 
19h00 — Torneio de armas a cavalo (Liça)
22h30 —Teatro de fogo “A Lenda da Sereia de Machico”
23h00 — Águas com História (Espetáculo Multimédia em Ecrã de Água) 
24h00 — Encerramento 

5 de Junho — 'Água que nos une' 
16h00 — Reabertura do Mercado 
18h00 — Dramatização de época: “O taberneiro e a levada” 
19h00 —Torneio de armas a cavalo (Liça)
21h00 — Rapsódia de gaiteiros e bombos 
22h30 — Encerramento