Madeira

Pólo de inovação da Madeira recebe Selo de Excelência

None

O Smart Islands Hub (SIH), o polo de inovação digital (Digital Innovation Hub - DIH) da Região Autónoma da Madeira foi um dos DIHs nacionais que obteve o Selo de Excelência no primeiro concurso Europeu de polos de inovação digital (European Digital Innovation Hubs - EDIH), cujos resultados foram anunciados no passado dia 16 de Junho, informou este sábado a ARDITI - Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação Tecnologia e Inovação.

Este concurso faz parte do programa Europa Digital e tem por objectivo a criação de uma rede Europeia de DIHs para apoiar os estados membros na sua transição digital.

Em 2020, o Smart Islands Hub foi selecionado para a rede nacional de polos de inovação digital. "Agora, o sucesso desta candidatura Europeia coloca a Madeira no mapa Europeu de DIHs, que permitirá uma colaboração direta com os congéneres de outras regiões Europeias e o acesso a ferramentas de apoio à aceleração digital", assinala a ARDITI.

O grande objectivo do SIH é ajudar as Pequenas e Médias Empresas e entidades do sector público na sua transição digital e verde, assim como promover a capacitação e a inclusão digital da população da Região.

O consórcio SIH reúne organizações de Investigação e Desenvolvimento (I&D), de Inovação e o ecossistema empresarial e é composto pela ARDITI, que é a entidade coordenadora, a Universidade da Madeira, a Startup Madeira, a ACIF-CCIM, a Universidade NOVA de Lisboa, a Smart Energy Lab, a Cecolab e a Uninova.

O SIH conta ainda com o apoio de stakeholders estratégicos sob a forma de instituições públicas, prestadores de serviços locais e todos os Municípios da Madeira.