Madeira

Parque Temático da Madeira recebe seminário sobre as ‘Levadas da Madeira’

None

O evento realiza-se amanhã, pelas 10 horas, e vai abordar a candidatura das ‘Levadas da Madeira’ a Património Cultural da Unesco

O Parque Temático da Madeira vai acolher amanhã, pelas 10 horas, a abertura do seminário das ‘Levadas da Madeira candidatas a Património Cultural da Unesco’, evento que será presidido por Susana Prada, secretária regional de Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas.

Desde 2017 que as 'Levadas da Madeira' integram a Lista Indicativa de Portugal a Património Mundial, tendo já sido entregue pela Secretaria Regional de Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas (SRAAC) à Comissão Nacional da UNESCO, a primeira versão da Candidatura das Levadas da Madeira a Património Cultural Mundial.

Neste enquadramento, a Secretaria Regional de Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas considera que é de vital importância informar e divulgar a referida candidatura, promovendo a envolvência e a participação dos cidadãos neste processo.

As Levadas da Madeira estão associadas a uma diversidade de estruturas edificadas que fazem igualmente parte do património cultural madeirense. Destas edificações, destacam-se as galerias, casas de abrigo, casas de água, furnas, poios, poços, caixas de decantação, caixas de divisórias de água, serragem de água, moinho de água e centrais hidroelétricas. Igualmente relevantes são as estruturas de rega que podem ser encontradas em toda a ilha, a saber, as regadeiras e os tornadoiros. Todo este manancial está relacionado com o sistema e gestão da água neste território insular e a sua lógica distributiva, tão singulares que o distinguem de outros sistemas no mundo.

Em simultâneo, e construído à volta das Levadas da Madeira, existe um extenso património imaterial, incluindo práticas de regadio, a componente linguística, com termos e expressões que só a população madeirense compreende, assim como tradições, lendas e narrativas.