País

Suspeita de homicídio de menina em Setúbal não falou em tribunal por estratégia da defesa

Mulher detida por suspeita de envolvimento na morte de uma menina de três anos, Jéssica, à entrada para o tribunal de Setúbal, 24 de Junho de 2022.  
Mulher detida por suspeita de envolvimento na morte de uma menina de três anos, Jéssica, à entrada para o tribunal de Setúbal, 24 de Junho de 2022.  , RUI MINDERICO/LUSA

A suspeita mais nova do homicídio da criança que morreu na segunda-feira em Setúbal não prestou declarações perante o juiz de instrução criminal na sexta-feira, ao contrário dos outros arguidos, por "estratégia da defesa", afirmou hoje o advogado da jovem.

Armindo Silva falava aos jornalistas, numa curta declaração, à entrada do Tribunal de Setúbal, onde prosseguem os trabalhos do primeiro inquérito judicial do processo e onde os suspeitos estiveram já na sexta-feira à tarde.

Os advogados dos outros dois arguidos também já chegaram esta manhã ao tribunal, sem prestar declarações.

Os trabalhos deverão ser interrompidos para almoço por volta das 12:00 e a presença dos três suspeitos está prevista apenas para a tarde.

As medidas de coação deverão ser conhecidas pelas 15:00, segundo o Conselho Superior de Magistratura.

Os três arguidos foram detidos pela Polícia Judiciária por suspeita de homicídio qualificado, rapto, extorsão e ofensas à integridade física.

A morte da menina ocorreu na segunda-feira, depois de a mãe ter ido buscá-la a casa de uma mulher que identificou às autoridades como ama da criança.

De acordo com a mãe, a menina esteve cinco dias ao cuidado da mulher e tinha sinais evidentes de maus-tratos, como hematomas, pelo que foi chamada a emergência médica.

A criança foi assistida na casa da mãe e transportada ao Hospital de São Bernardo, onde foi sujeita a manobras de reanimação, mas não sobreviveu aos ferimentos.

Na quinta-feira, a Polícia Judiciária revelou que deteve três pessoas por suspeita do homicídio: uma mulher de 52 anos a quem a mãe da criança devia dinheiro, inicialmente identificada como ama, o seu marido, com 58 anos, e a filha, de 27 anos.

À Lusa, o coordenador da Polícia Judiciária (PJ) de Setúbal, João Bugia, adiantou que a mãe da menina e o padrasto foram também ouvidos durante a noite de quarta-feira na PJ, mas não foram constituídos arguidos.

Segundo João Bugia, a mãe da menina foi "ardilosamente enganada" e levada a entregar a filha por conta de uma dívida de 400 euros que tinha para com a suspeita.

Nos cinco dias em que permaneceu na casa dos detidos, a criança terá sofrido maus-tratos severos.

João Bugia revelou ainda que, apesar de haver algumas suspeitas iniciais de eventuais agressões sexuais contra a criança, esses indícios não foram confirmados na autópsia realizada na quarta-feira.