Madeira

Intervenção imediata na Calheta e festa adiada para data a anunciar

Foto DR
Foto DR

A queda de pedras de tamanho considerável na marginal da Calheta, tal como o DIÁRIO noticiou em primeira-mão esta manhã, já levou ao adiamento da festa do concelho que iria decorrer durante o fim-de-semana, para que a intervenção efectiva dos rocheiros, com retirada de pedras em perigo de queda, se inicie de imediato.

Festas de São João adiadas na Calheta

Estavam convidados Gabriel o Pensador, Karetus e outros artistas para animar o maior cartaz festivo do município

A confirmação foi dada pelo presidente da Câmara Municipal da Calheta, Carlos Teles, que garante que os intervenientes na festa, nomeadamente comerciantes, artistas, animadores, técnicos de som, luz, decoração, palco e ainda grupos que iriam participar nas marchas, estão a ser contactados por forma a ser encontrada nova data para a realização do evento.

Ainda que a festa tenha sido estragada pela queda de três pedregulhos, os rocheiros que desceram a escarpa ainda esta manhã, concluíram que há risco de novas derrocadas, pelo que a intervenção terá de ser imediata. "A nossa principal prioridade era fechar o trânsito na marginal e isso já está feito", disse Carlos Teles. "Já temos reunida a Protecção Civil Municipal, já temos a PSP, os Bombeiros, também o senhor secretário dos Equipamentos e Infraestruturas já esteve aqui connosco, assim como o Laboratório Regional de Engenharia Civil".

Três pedregulhos de razoável dimensão caíram esta manhã na marginal da Calheta

Três rochas de tamanho considerável caíram hoje na marginal da Calheta, após desprenderem-se do topo da falésia.

Assim, "foi decidido que terá de ser feita uma intervenção na zona onde caiu a pedra para limpeza da escarpa" e depois de analisar a situação, decidimos, por motivos de segurança, adiar - que é o termo mais correcto - as nossas Festas do Concelho", assegurando ainda que, "em data oportuna informaremos quando irão ocorrer as festas, mas a verdade é que neste fim-de-semana não irá acontecer nada aqui na marginal da Calheta".

Para Carlos Teles a intervenção imediata foi motivada pelos alertas dos rocheiros que foram ali inspeccionar o estado da escarpa, continuando a monitorizar a zona. "Está previsto proceder, de imediato, à limpeza", desconhecendo quanto tempo irá demorar a operação. "Ninguém pode afirmar, até porque não passaria de uma previsão. O que interessa, de imediato, é deitar mãos à obra e proceder à limpeza da escarpa nesta zona onde caiu a pedra. Agora, quanto tempo irá demorar, obviamente que ninguém pode afirmar neste momento".

Quanto aos compromissos assumidos com quem iria levar a festa aos residentes e visitantes, o autarca assegura que estão a ser encetados contactos e conversações, mas reforça que a segurança das pessoas está em primeiro lugar. A zona intervencionada é junto ao forno da cal, basicamente na entrada Oeste da marginal.

Marginal da Calheta encerrada para avaliação da escarpa instável

A estrada marginal da vila da Calheta acabou de ser encerrada, no acesso poente, à circulação de pessoas e veículos a título preventivo e para que a escarpa sobranceira, onde ocorreu a quedra de pedras na manhã desta quinta-feira, seja devidamente avaliada por técnicos do Laboratório Regional de Engenharia Civil.