Madeira

"É a Cultura que nos une" e também pode "vender", diz José Manuel Rodrigues

None
Foto Aspress

Na intervenção final da sessão da manhã da Cimeira das Indústrias Criativas do Atlântico, que decorre hoje na Ponta do Sol, o presidente da Assembleia Legislativa da Madeira (ALM), sublinhou que "é efectivamente a Cultura que nos une".

Neste sentido José Manuel Rodrigues defendeu que a economia criativa deve ser vista como um factor de criação de riqueza e de empregabilidade.

"A Cultura também se pode vender", reforçou.

Por outro lado, e apontando como exemplo o projecto 'Dançando com a Diferença, afirmou que a Cultura também pode ser uma forma de inclusão.

Sobre o evento que juntou os países da Comunidade de Língua Portuguesa, frisou que esta cimeira é “um mar de oportunidades”. Oportunidades que, segundo defendeu, também podem advir de um "melhor aproveitamento dos fundos europeus na área da cultura".

O presidente do parlamento madeirense felicitou ainda a Secretaria Regional de Turismo e Cultura pelo trabalho desenvolvido, quer na "preservação da memória histórica", quer na promoção dos jovens artistas regionais.

"Não deve ser a Secretaria a ter a iniciativa, devem ser os agentes das indústrias criativas. Só depois é que a Secretaria deve apoiar", foi outras das ideias defendidas por José Manuel Rodrigues.

Manuela Aranha "tirou a cultura popular e o folclore do ostracismo"

A sessão da manhã da Cimeira das Indústrias Criativas do Atlântico, que decorre hoje na Ponta do Sol, incluiu um momento de homenagem à escultora madeirense Manuela Aranha, que recebeu da mãos do presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira uma escultura concebida por Martim Velosa.

Na parte da tarde, o programa da Cimeira Atlântica, prevê a realização de um conjunto de mesas redondas e uma 'networking party’, no Zion Project, na Praia dos Anjos, a partir das 15 horas.