Madeira

PCP promove conferência 'José Saramago - Vida e Obra'

None
Foto. DR

O PCP promove sexta-feira, 24 de Junho, às 18h, na Universidade da Madeira (UMa), no edifício do Colégio dos Jesuítas, no Funchal, uma conferência sobre 'José Saramago - Vida e Obra'.

Esta é uma iniciativa aberta ao público e que conta com a participação da professora Teresa Nascimento, docente da UMa.

A conferência surge no âmbito das iniciativas que se integram no programa de comemorações do centenário do nascimento do Nobel da Literatura, José Saramago.

Em comunicado enviado, o PCP afirma pretender "contribuir para a divulgação e para o debate em torno da obra literária de um dos maiores escritores da língua portuguesa e um dos mais destacados intelectuais do Portugal de Abril, bem como contribuir para dar a conhecer o seu papel na luta contra o fascismo, em defesa de Abril e o militante comunista que foi até ao fim da sua vida".

Celebraremos o escritor de uma vasta e singular obra de valor universal, a sua inteligência criadora, esse inventor de um inovador ritmo oral na escrita, que não se limitou a narrar para os que liam, mas para participar activamente na narração, desenvolvendo a história a todos aqueles que a fazendo não a escrevem". PCP.

No comunicado, o PCP diz celebrar "o intelectual de Abril que foi Saramago que, muito jovem, iniciou a sua actividade antifascista, participando nas actividades da Resistência à ditadura, tendo sido apoiante e participante activo na candidatura de Norton de Matos e presente em muitas das actividades nos anos seguintes".

O intelectual que fez crítica literária na Seara Nova, traduz Tolstoi, Hegel, Baudelaire. Que dirige o Suplemento Cultural do Diário de Lisboa e será Director-Adjunto do Diário de Notícias. O intelectual que deu um inestimável contributo para a afirmação da literatura portuguesa no mundo e para o reconhecimento do português como língua de referência importante na cultura mundial. Que percorreu o planeta, levando a outros povos e outras gentes a sua reflexão sobre a situação no mundo". PCP.