Madeira

Associação vai fazer mapeamento para saber quantos assistentes sociais existem na Madeira

Na Segurança Social são cerca de 100 e está em curso um processo de recrutamento de outros 20

Rita Andrade participou, hoje, na iniciativa ‘Serviço Social, Direitos Humanos e Relações Interculturais, promovida pela Associação dos Profissionais de Serviço Social da RAM.
Rita Andrade participou, hoje, na iniciativa ‘Serviço Social, Direitos Humanos e Relações Interculturais, promovida pela Associação dos Profissionais de Serviço Social da RAM.

Debater os desafios que se colocam ao Serviço Social na contemporaneidade, atendendo às especificidades do tecido social da Região, foi o tema que serviu de mote à iniciativa ‘Serviço Social, Direitos Humanos e Relações Interculturais – perspectivas teórico-práticas desafiadoras na intervenção dos assistentes sociais’, promovida, esta sexta-feira, 24 de Junho, pela Delegação Regional da Madeira da Associação dos Profissionais de Serviço Social (APSS).

“Acabámos de atravessar a pandemia em que o sector social teve um papel muito preponderante e colocou grandes desafios a estes profissionais, que estiveram sempre na linha da frente. No fundo, vimos aqui hoje dizer que estamos juntos, o Governo e estas instituições que são tão importantes na nossa sociedade”, afirmou Rita Andrade na sessão de abertura, que decorreu durante a sexta-feira, 24 de Junho, no Auditório do Instituto de Segurança Social da Madeira.

O objectivo desta iniciativa, conforme explicou a secretária regional de Inclusão Social e Cidadania, foi, em primeiro lugar, “conhecer a nova direcção [da Delegação Regional da Madeira da APSS], que tomou formalmente posse recentemente” e suas linhas prioritárias de acção para o triénio 2022-2025.

De destacar que a APSS Madeira pretende fazer um mapeamento para saber quantos assistentes sociais existem ao certo na Região.

"A APSS da Madeira pretende levar a cabo um levantamento exaustivo do número de assistentes sociais e funções que desempenham cá na Região", explicou a nova presidente da Associação, Vanessa Azevedo.

"Nós temos colegas integrados em equipas multidisciplinares nos mais variados serviços, desde serviços públicos ao privado, na Saúde, Educação, Segurança Social, autarquias, Instituições Particulares de Solidariedade Social, Comissões de Protecção de Crianças e Jovens (...) e queremos saber exactamente onde estamos e o que fazemos, para ter uma noção real do trabalho dos assistentes sociais no terreno", complementou a responsável, indicando que os últimos dados apontavam para a existência de aproximadamente 200 profissionais de serviço social na Região.

"Neste momento, já temos muitos mais, porque entretanto foram sendo recrutados em vários serviços mais profissionais", ressalvou.

“Só na Segurança Social temos cerca de 100 assistentes sociais e estamos em processo de recrutamento de aproximadamente mais 20 profissionais desta área”, referiu por seu turno Rita Andrade, acrescentando que o concurso encontra-se em “estado avançado de recrutamento”.

A ocasião serviu também para apresentar o livro ‘Serviço Social, Direitos Humanos e Relações Interculturais’, uma edição da Universidade Católica, apoiada pela APSS, e coordenada pelas assistentes sociais Graça André e Antonela Jesus.

“É um livro que tem a ver fenómenos migratórios e que fazem tanto sentido no momento actual, até porque estamos a viver um processo em termos da Europa fruto da guerra na Ucrânia. Portanto, é um tema que está no topo da actualidade”, sublinhou a governante com a pasta da Inclusão.

Recorde-se que a Delegação Regional da Madeira da APSS, cujos órgãos sociais foram eleitos no passado dia 31 de Março, pretende proporcionar aos Assistentes Sociais da RAM um espaço de reflexão e debate.