Madeira

Rita Andrade reuniu com os presidentes do Conselho Económico e Social dos Açores e da Madeira

None

A secretária regional de Inclusão Social e Cidadania, Rita Andrade, reuniu, esta manhã com os Presidentes do Conselho Económico e Social dos Açores e da Madeira, Gualter Furtado e Ivo Correia, respectivamente.

Este encontrou serviu para apresentar cumprimentos, alinhar estratégias e analisar problemáticas comuns às Regiões Ultraperiféricas, estando em cima da mesa, dossiês reivindicativos pelos executivos madeirense e açoriano, junto do Governo da República, e que continuam sem resposta.

É o caso de um apoio financeiro às empresas para suportar a subida do salário mínimo, definido em resolução de Conselho de Ministros, em Dezembro do ano passado, e praticado exclusivamente em território continental. Um apoio que visa compensar as empresas, até 112 euros por trabalhador, pela subida do salário mínimo. Madeira e Açores continuam, até à presente data, excluídas deste apoio.

A Secretária Regional agradeceu a vinda à Região do Presidente do Conselho Económico e Social dos Açores, enaltecendo a boa relação que existe entre ambas as Regiões Autónomas.

É este o rumo a seguir, pois só através do diálogo, da cooperação, e da união de esforços é que poderemos chegar mais longe Rita Andrade, secretária regional de Inclusão Social e Cidadania

Na ocasião foram também analisadas formas de cooperação futura entre o Conselho Económico e Social dos Açores e o Conselho Económico e da Concertação Social da Região Autónoma da Madeira, de forma a alcançar este e outros objetivos comuns.

Actualmente, Rita Andrade presidete à Comissão Permanente de Concertação Social, que integra o Associações Sindicais, Patronais e o Governo Regional, em sede da qual são debatidos temas como a proposta anual de Salário Mínimo Regional.