5 Sentidos

Associação Orquestra Clássica da Madeira apresenta ciclo de concertos 'Afetos do Barroco'

None

A Associação Orquestra Clássica da Madeira, em parceria com a Secretaria Regional de Turismo e Cultura, através da Direção Regional da Cultura, apresenta o ciclo de concertos 'Afetos do Barroco'. A iniciativa pretende, além de valorizar o património arquitectónico barroco da Região Autónoma da Madeira, glorificar os órgãos históricos de várias igrejas, recentemente restaurados e enaltecer as especificidades e pormenores que constituem o repertório musical barroco.

O primeiro concerto tem lugar este sábado, 25 de Junho, pelas 19h30 na Igreja de Santa Luzia no Funchal e será protagonizado por Maria Ferreira (soprano), Luís Calhanas (trompete) e Paulo Silva (órgão). A entrada é livre.

A propósito da temática deste concerto, em que serão interpretadas obras de Bach, Purcell, Stanley, Seixas, Caccini e Händel, o trio explica que: “A época do Barroco (c. 1600-1750) tem uma riqueza ímpar a nível de variedade estilística e de recursos retórico-musicais. É a música da 'teoria dos afectos', que utiliza e transmite um vocabulário mais pleno de emoções e sensações em relação à época anterior do Renascimento, em que dominava a 'musica reservata'. Há uma relação íntima entre a palavra e a música, justamente uma procura de comunicação artística fiel, completa e de um discurso claro. Igualmente a música instrumental é extremamente variada, recorrendo-se de artifícios cheios de vivacidade ou, ao contrário, criando ambientes de suavidade e reflexão”.