Madeira

Associação Juvenil de Medicina da Madeira promove 'Hospital dos Pequeninos' em Câmara de Lobos

Projecto pretende ajudar as crianças em idade escolar a perder o medo da visita ao médico

None

A Associação Juvenil de Medicina da Madeira promove este ano a 6.ª edição do projecto 'Hospital dos Pequeninos'. A iniciativa decorre de 27 e 30 de Julho no Museu da Imprensa da Madeira, em Câmara de Lobos. 

O 'Hospital dos Pequeninos' pretende ajudar as crianças em idade escolar a perder o medo da visita ao médico e do contacto com outros profissionais de saúde, proporcionando aos estudantes da Área da Saúde e Ciências da Vida envolvidos uma preparação para o trabalho com crianças na sua vida profissional futura bem como o trabalho multidisciplinar.

Trata-se de um Hospital Modelo em que as crianças levam os seus brinquedos preferidos (os doentes) ao hospital, para receber tratamento. "Passando pela sala de espera, de triagem e de tratamento, os 'pequenos pais’ vão ter de explicar os sinais e sintomas do seu 'filhote', ouvir e compreender o diagnóstico e aplicar os curativos. Tudo isto para que a criança conheça os elementos constituintes de um hospital e se familiarize com o que lá é feito. Esta abordagem permitir-nos-á explorar potenciais receios da criança e tentar eliminar os mesmos", explica Catarina Moura, membro da Comissão Organizadora do 'Hospital dos Pequeninos'.

Temos como objectivo major desmistificar o 'medo da bata branca', bem como os cuidados de saúde e a doença junto das crianças, através da explicação dos vários procedimentos médicos de rotina de forma simples e esclarecedora. Catarina Moura, membro da Comissão Organizadora do 'Hospital dos Pequeninos'.

O 'Hospital dos Pequeninos' estará aberto ao público em geral a 30 de Julho, nos restantes dias a iniciativa destina-se a entidades oficias (escolas e concelhos) com marcação prévia.