Madeira

"Serviço Social, Direitos Humanos e Relações Interculturais" em debate amanhã

None

O Auditório do Instituto de Segurança Social da Madeira, IP-RAM, recebe amanhã, 24 de Junho, a partir das 15 horas, um momento de reflexão destinado a Assistentes Sociais em torno da temática "Serviço Social, Direitos Humanos e Relações Interculturais – Perspetivas teórico-práticas desafiadoras na intervenção dos Assistentes Sociais". A presidir à sessão solene de abertura do evento estará presente, a secretária regional de Inclusão Social e Cidadania, Rita Andrade.

Com esta iniciativa, organizada pela Delegação Regional da Madeira da Associação dos Profissionais de Serviço Social (APSS), pretende-se, num primeiro momento, dar a conhecer a equipa e as linhas prioritárias de ação para o triénio 2022-2025. Em seguida, será apresentado o livro "Serviço Social, Direitos Humanos e Relações Interculturais", edição da Universidade Católica, apoiada pela APSS, e coordenada pelas Assistentes Sociais Graça André e Antonela Jesus.

As oradoras e coordenadoras do livro darão conta de todo o percurso feito até à sua concretização, apresentarão os autores, bem como uma síntese de cada capítulo. Logo encerrarão a partir do próprio artigo de conclusão do livro, que lança a problematização sobre o compromisso com uma intervenção multicultural versus a instrumentalização da ação do Assistente Social. 

Após uma reflexão sobre as perspetivas teórico-práticas no agir profissional dos Assistentes Sociais, que o livro suscita, a Delegação da Madeira da APSS lançará as iniciativas "Mapeamento dos Assistentes Sociais na RAM" e "Levantamento das Necessidades Formativas dos Assistentes Sociais na RAM", abrindo-se espaço para o debate e a partilha de ideias, e ainda a recolha de propostas de intervenção futuras.

Os participantes terão oportunidade de consultar, manusear e adquirir algumas publicações de Serviço Social, com especial destaque para o livro apresentado no evento. A tarde termina com um jantar/convívio, de modo a fortalecer o espírito de coesão e identidade deste grupo profissional.

A participação na iniciativa está sujeita a inscrição, através de formulário próprio, disponível no link https://bit.ly/39RiXTl, e também nas redes sociais da APSS Madeira https://www.facebook.com/apssdelegacaomadeira.