Madeira

Pedro Calado destaca papel dos estagiários que hoje receberam certificados

None
Foto DR

Na ocasião, o presidente da Câmara do Funchal agradeceu o trabalho efectuado pelos jovens que participaram no Programa Municipal de Formação e Ocupação em Contexto de Trabalho, não deixando de alertar para o risco de se criarem falsas expectativas.

Decorreu esta tarde, no Salão Nobre da Câmara Municipal do Funchal, a entrega de certificados no âmbito do Programa Municipal de Formação e Ocupação em Contexto de Trabalho. Dirigindo-se aos jovens que participaram na iniciativa, Pedro Calado começou por "agradecer o facto de terem dedicado muito tempo e bom tempo ao Município do Funchal".

O presidente da CMF afirmou que a autarquia "ganhou muito com a presença" de todos os estagiários, tendo, inclusivamente, elogiado "a qualidade do trabalho e a forma empenhada" como estiveram nos vários departamentos e divisões municipais.

Pedro Calado salientou ainda que, "para a realidade" da autarquia, ter mais de 200 estagiários "é um número anormal", correndo o risco, ademais, como explicou, de criar "falsas expectativas", já que, reforçou, "é impossível admitir 200 pessoas no final dos estágios".

De qualquer modo, o presidente da CMF salientou ainda a valorização profissional que foi feita a quem participou nos estágios, adiantando que, no futuro, esta situação será corrigida. Aliás, o futuro do Município do Funchal, consoante realçou, passa pela contratação de "novas pessoas, novos quadros", visto que o quadro de funcionários da autarquia é constituído por pessoas já com alguma idade, daí ser necessário "começar a pensar seriamente na renovação, na introdução de mais pessoas novas, qualificadas, preparadas, para trabalhar", algo que exige dinheiro, sendo, além disso, um processo que leva tempo.

Salientando que uma das suas preocupações enquanto edil é precisamente o "dar oportunidades aos mais jovens, à nova geração" no mundo do trabalho, Pedro Calado apontou ainda a realização durante dois dias, nos Paços do Concelho, amanhã e sexta, do Fórum do Emprego em que se procura "conciliar duas necessidades". Por um lado, "a oferta de trabalho feita por oito empresas", por outro dar oportunidade aos jovens para as contactarem, directamente, e às diferentes ofertas de emprego.

Note-se que foram emitidos 39 certificados referentes ao PMFOCT e que este programa inclui estágios em projectos de diversas áreas de actuação da autarquia, desde a educação, desporto, social, juventude, cultura, financeira, comunicação, cidadania, planeamento, dentro das competências e atribuições municipais.